A Embratel é responsável pela interligação da rede de dados de 26 unidades fabris da Azaléia, indústria de calçados. O sistema MPLS integra a rede de quatro fábricas no Estado do Rio Grande do Sul, onde está localizada a matriz, além de outras 17 na Bahia e cinco em Sergipe. “Com a contratação, a Azaléia ganhará maior integração e agilidade na comunicação entre as unidades, além de uma melhora significativa do desempenho da rede”, assegura Maurício Vergani, diretor executivo da Embratel Empresas.
O serviço possibilita a utilização de VoIP (Voz sobre IP) entre as filiais, o que resultará em economia de cerca de 10% do valor total de ligações internas e externas geradas em todas as unidades da empresa. De acordo com o gerente de Informática da Azaléia, Marcelo Luciano Manoel, a companhia obteve também grande aumento de qualidade em serviços de rede, uma vez que já operava em ambiente interligado, porém mais lento e com problemas freqüentes de instabilidade. “A Embratel substituiu a plataforma de rede e assumiu a manutenção dos roteadores, gerando grande economia de tempo e dinheiro para Azaléia”, afirma Marcelo.
A rede MPLS também dobrou a velocidade da transmissão de dados em todas as filiais, de 32 para 64 kbps. Na unidade de Itapetinga (BA), a velocidade da rede foi ampliada de 512 kbps para 1 mega, e em Frei Paulo (SE) de 256 para 512 kbps. O serviço conta, ainda, com a implementação de QoS (Quality of Service), ferramenta que permite ao cliente priorizar os níveis de serviços como, por exemplo, voz, sistema de gestão, compartilhamento de informações, comunicação interativa, entre outros. O QoS também possibilita reserva de banda para a aplicação priorizada pelo cliente, garantindo o funcionamento pleno da aplicação definida como prioridade, mesmo nos momentos de pico.
Na área de telefonia, o contrato com a Embratel envolve a ampliação do sistema de telefonia Viphone, contemplando as três centrais regionais da Azaléia, nos municípios de Parobé (RS), Itapetinga e Frei Paulo. Todas as chamadas DDD e DDI passaram a ser feitas por meio do código 21, o que proporcionou a Azaléia redução de aproximadamente 25% dos custos com telefonia.