A EMC, empresa de sistemas, software, redes e serviços no segmento de armazenamento de informações, está fortalecendo sua atuação na área de Serviços. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, o segmento de prestação de serviços no País cresceu 10% no ano passado. De acordo com a entidade, a perspectiva de crescimento para este ano é de 15%. Os negócios da EMC Brasil nessa área também estão acompanhando esta tendência de mercado. De 2003 para 2004, a parcela do segmento Serviços no faturamento da empresa saltou de 30% para 35%. Em 2004, hardware e software foram responsáveis por, respectivamente, 38% e 27% de sua receita.
Há alguns anos, em 2000, a posição do segmento de Serviços no faturamento da EMC Brasil situava-se na casa de 5%. Hardware e software detinham 95% dos negócios da empresa no mercado brasileiro. Em 2004, o faturamento da área de Serviços representou 26% do faturamento total no Brasil. “A tendência para este ano é que essa área continue crescendo fortemente”, assinala Christiano Lucena, diretor de Soluções de Tecnologia da EMC Brasil.
“A nossa proposta é oferecer soluções end-to-end e multiplataformas. Ou seja, serviços capazes de desenvolver um projeto de ponta-a-ponta, independente de fornecedores. Dessa forma, esperamos ajudar os clientes a reduzir custos de TI, a alinhar seus recursos tecnológicos com suas estratégias de negócio e a aumentar a eficiência na área de TI”, argumenta Lucena.
O escopo de atuação da EMC Brasil na área de Serviços apóia-se em três modalidades: Planejamento, Implementação e Gerenciamento. A primeira engloba uma série de atividades de consultoria. Na segunda modalidade, a Implementação, a equipe da EMC se propõe a implantar não só suas soluções de armazenamento como também sistemas ERPs e bancos de dados de outros fornecedores. A modalidade de Gerenciamento concentra-se em serviços de gerência, suporte e administração de ambiente de armazenamento.