Empresa cria CRM próprio

Cada empresa tem necessidades específicas na sua rotina, que nem sempre são resolvidas com as plataformas e softwares disponíveis no mercado. No caso da Pluscargo Brasil, a área comercial precisava de um CRM que, além de gerenciar cadastro de clientes, histórico de processos e oportunidades de negócio, pudesse também enviar de forma padronizada os orçamentos para os clientes e disponibilizar aos gestores uma plataforma de análise da performance de cada usuário. Como não encontravam uma ferramenta que considerassem ideal, a empresa desenvolveu sua própria ferramenta
Para isso, a Pluscargo Brasil contou com a ajuda de um consultor e com a plataforma GeneXus. Batizado de e-PLUS, o sistema foi criado por Felipe Angusti, que há três anos está na área comercial da empresa, e pelo consultor em tecnologia Marcus Costa. “A criação do e-PLUS levou cerca de 10 meses para ficar totalmente pronto. Não foi tão rápido, porque grande parte do trabalho era entender a necessidade do nosso cliente interno para depois partir para o desenvolvimento em si”, explica Anguti. Após quatro meses de trabalho já existia uma versão trial da solução. Depois de um mês de teste final, a ferramenta passou a fazer parte da rotina de trabalho de 70 profissionais da Pluscargo, entre vendedores, insidesales e gerentes da área comercial.
Totalmente desenvolvido na plataforma GeneXus Evolution 3, o CRM e-PLUS foi um desafio para Angusti. “Não sou da área de tecnologia, mas aceitei a demanda e tive muita facilidade para fazer o desenvolvimento em GeneXus. Nunca havia utilizado uma ferramenta antes, mas, com o auxílio do Marcus Costa, tive muita facilidade para criar uma solução totalmente pensada nas necessidades da nossa empresa. O GeneXus ajudou muito”, diz.
Próximos passos
Já estão sendo desenvolvidas novas interfaces e recursos para o CRM e-PLUS que, por enquanto, funciona apenas na versão web. “Nosso próximo passo é transformá-lo em mobile e desenvolvermos também soluções próprias para a área operacional e financeira. Dessa maneira, a Pluscargo vai poder trabalhar apenas com as soluções que desenvolvemos exclusivamente para a empresa”, assume o executivo. Além disso, como prova do sucesso da ferramenta, outras empresas do Grupo Ras vão adotar a solução. “Ficamos muito satisfeitos de vermos uma solução desenvolvida dentro da Pluscargo Brasil ser utilizada também em outros países”, finaliza Angusti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima