Apesar das incertezas na economia global, 87% das companhias ampliaram seu portfólio de produtos ao longo dos últimos três anos. Esta é uma das conclusões do estudo global “Competing for growth” (Competindo pelo crescimento), que a Ernst & Young Terco divulga no Brasil. A estratégia de ampliar o leque de produtos é calcada no objetivo de explorar o potencial mercadológico dos clientes atuais e ilustra o quanto acréscimos de inovação tornaram-se um importante ativo competitivo.
“É interessante identificar o quanto as companhias bem-sucedidas expandiram sua oferta de produtos nos últimos anos e como isso foi importante para fazê-las superar crise mundial. É por isso que identificamos uma explosão no desenvolvimento de novos produtos”, comenta Mauro Terepins, vice-presidente de mercados da Ernst & Young Terco Brasil.
O aumento da velocidade é sensível. Expressivos 72% dos pesquisados – de um universo de 800 altos executivos – afirmam que, hoje, são mais rápidos no desenvolvimento de novos produtos do que há três anos.
Atualmente, 75% das vendas são geradas por produtos que não foram concebidos para os mercados de rápida expansão. Entretanto, essa tendência está destinada a mudar, com as empresas mais e mais dedicadas a investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos específicos para mercados emergentes.