O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anuncia os resultados da 5ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil – TIC Empresas 2009. Conduzido pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), o levantamento analisou 3,7 mil empresas em todo o território nacional. Os resultados revelaram que o uso de computadores nas empresas com 10 funcionários ou mais ficou estável em relação à edição passada da pesquisa, no patamar de 97%. Nas empresas com 50 funcionários ou mais, esse percentual atingiu 100%, assim como em 2008.
“De um modo geral, a pesquisa confirma a tendência das empresas brasileiras em adotarem rapidamente as inovações das Tecnologias de Informação e Comunicação”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
Entre os destaques da TIC Empresas 2009 está o crescente percentual de empresas que oferecem acesso remoto ao seu sistema de computadores para os funcionários trabalharem fora das dependências: a proporção atingiu 25% das empresas com computador, crescendo 10 pontos percentuais em relação a 2006. A adoção dos celulares corporativos também chamou a atenção no resultado: 65% das empresas declararam utilizar este tipo de tecnologia. A pesquisa registrou também o crescimento expressivo da conexão via celular ou modem 3G, que passou de 4% em 2006 para 10% em 2009.
A TIC Empresas 2009 indicou que 50% das empresas declararam que algumas funções que exigem especialistas em TI ou no uso de computador foram desempenhadas por fornecedores externos, um aumento de 11 pontos percentuais nos últimos 4 anos. “Estes números confirmam a tendência crescente à terceirização dos serviços de TI por parte das empresas brasileiras”, diz Barbosa.
Considerando-se o conjunto das empresas brasileiras que fazem parte do universo da TIC Empresas, o acesso à Internet está presente em 93% delas. Dentre as empresas com mais de 100 funcionários, 100% acessam a Internet. O percentual de empresas com website/página na Internet manteve-se estável com 51%. Em 2009, foram incluídas na pergunta as atividades: uso de mensagens instantâneas e de VoIP. Pouco mais da metade (54%) das empresas que usam Internet declararam utilizar a rede para a troca de mensagens instantâneas, e 20% para o uso de telefone ou vídeo-conferência sobre IP.