Estudo global da GfK mostra que mais da metade dos consumidores estão propensos a comprar das organizações mais inclusivas
Em suas intenções de compra, 60% dos consumidores em todo o mundo preferem empresas que demonstram comprometimento com a diversidade e inclusão. E, em praticamente todos os segmentos, entre a população LGBTQIA+ essa propensão é maior que a média registrada junto à população em geral. Os dados fazem parte de estudo realizado pela GfK em mais de 25 países, em 2022, “mostrando que isso é extremamente positivo, com um número cada vez maior de empresas olhando para este mercado, que é enorme, e apontando a importância de se olhar para o consumidor de modo global”, comentou a empresa em nota à imprensa.
No mundo, segundo a sondagem, cerca de 37% deste público declarou-se extremamente disposto a pagar mais por produtos e serviços “premium” das empresas, enquanto no Brasil esse número chega a 44%. E buscar constantemente novidades no mercado é interessante para 64% desse segmento no país, enquanto globalmente esse interesse chega a 49%.
Este público-alvo mostra um interesse maior em eletrônicos acima da média no Brasil, chegando a 28%, enquanto no resto do mundo esse foco é de 22%. No segmento de smartphones, por exemplo, isso ganha destaque no Brasil: 45% do público LGBTQIA+ têm interesse em adquirir um novo produto, enquanto no resto no mundo esse valor chega a 37%. Já quando falamos em laptops e desktops, 39% do público LGBTQIA+ brasileiro têm interesse na compra nos próximos 12 meses, enquanto globalmente esse valor chega a 29%.
Preferências do público LGBTQIA+
Os assistentes virtuais (também chamados de Smart speakers), muito usados para automação residencial também chamam a atenção: No Brasil o interesse da população LGBTQIA+ chega a 20%, enquanto no resto do mundo cai praticamente pela metade (12%). O estudo aponta diferenças maiores quando olhamos para o home office e um consumo mais individualizado. No mundo, cerca de 58% da população LGBTQIA+ utiliza equipamentos baseados em Windows. No Brasil esse valor sobe para 74%.
Para pagamentos, 59% desse segmento de público no Brasil prefere realizá-lo sem contato (por meio do smartphone), enquanto globalmente esse número chega a 50%. Além disso, a população LBTQIA+ é mais interessada em produtos e serviços gamer (41%) que a média populacional, mostrando que esse é um excelente nicho a ser explorado.
Foto de Alexander Grey na Unsplash.