O Brasil, a Espanha e a Índia são os países líderes na adoção da Web 2.0 no ambiente corporativo, enquanto Canadá, Austrália, Estados Unidos e o Reino Unido registram os menores índices de utilização dessas tecnologias. É o que aponta a pesquisa Web 2.0: Um equilíbrio complexo, encomendada pela McAfee. Os executivos reconhecem a importância da Web 2.0 para impulsionar a produtividade. No entanto, manifestam preocupações sobre as ameaças à segurança dos dados. Segundo o estudo, seis entre dez empresas (60%) já sofreram perdas de aproximadamente US$ 2 milhões, cada uma, o que resulta em uma perda coletiva de mais de US$ 1,1 bilhão com incidentes relacionados à segurança no último ano.
De acordo com o estudo, 50% das empresas estão bem atentas com a segurança dos aplicativos da Web 2.0, enquanto 60% delas se preocupam com os prejuízos à reputação devido ao mau uso da Web 2.0. A pesquisa também identificou os fatores que motivam o uso da Web 2.0 e das redes sociais nas empresas, avaliando benefícios e riscos. Ao mesmo tempo em que as organizações reconhecem o valor potencial inerente às ferramentas da Web 2.0, os responsáveis pelas decisões continuam a discutir se devem permitir o uso dessas redes no ambiente de trabalho.
“As tecnologias da Web 2.0 estão influenciando todos os aspectos relativos ao modo como as empresas realizam suas operações”, informa George Kurtz, diretor de Tecnologia (CTO) da McAfee. “À medida que as tecnologias da Web 2.0 ficam populares, as empresas se deparam com uma escolha: permitir a propagação dessas tecnologias sem verificação adequada, bloquear as tecnologias ou aderir a ela e a seus benefícios, realizando o devido gerenciamento de forma segura”, comenta o executivo.