A EMS, empresa farmacêutica, substituiu a antiga ferramenta de business intelligence por uma solução da MicroStrategy. Para tomar a decisão de qual plataforma melhor atenderia as necessidades foram avaliados diversos fornecedores com clientes no Brasil, inclusive o fornecedor da solução utilizada até então, e realizada, posteriormente, uma prova de conceito na qual foi possível avaliar a ferramenta mais aderente.
De acordo com Walter Roberto Alves, da área de sistemas de TI da EMS, existia uma necessidade dentro da companhia de disponibilizar informações de forma mais rápida, organizada, direcionada e para um número maior de colaboradores. A idéia era proporcionar aos cerca de 120 usuários a aplicação de diversos conceitos em suas análises e promover um maior índice de interação e mais independência em relação aos especialistas de TI. Serão beneficiadas pela nova solução as áreas administrativas (financeira, recursos humanos, controladoria), operacionais (manufatura, suprimentos, comercial e logística) e estratégicas (marketing e inteligência de mercado).
Para isso, a EMS buscou no mercado uma solução de BI com recursos capazes de permitir análises investigativas e flexíveis, com uma ferramenta de ETL integrada, diferentes critérios de segurança, capaz de suportar grandes volumes de dados e que possibilitasse flexibilidade na obtenção de dados de diversas fontes. Além de mobilidade no acesso às informações e melhor relação custo x benefício. “Um grande número de empresas que atuam no mesmo segmento da EMS já utilizam a solução da Microstrategy. Isso aliado ao fato da companhia possuir uma consolidada base de clientes no Brasil e no mundo foram aspectos importantes para nossa escolha. Desta forma, chegamos à conclusão que, graças às características e funcionalidades, era a ferramenta que mais atendia às nossas necessidades”, explica Alves.