Ensino de BI



A Teradata University Network, portal de aprendizado patrocinado pela Teradata Corporation – empresa especializada em data warehousing e soluções analíticas -, divulgou pesquisa apontando deficiências no estudo de Business Intelligence em universidades de todo o mundo. Professores de mais de 80 instituições de ensino superior de países como Canadá, China, Alemanha, Holanda, Singapura, África do Sul, Espanha, EUA e Brasil (UFRJ) participaram do levantamento e afirmaram enfrentar uma série de desafios no treinamento da nova geração de profissionais de BI.

 

Segundo o estudo, os maiores desafios no ensino de BI estão relacionados a tecnologia (43%), conteúdo (41%), marketing (11%) e equipe de profissionais (5%). Os professores sinalizaram no levantamento que existem problemas para encontrar dados de situações reais, e não apenas teorias, que sirvam de base para ensinar os futuros profissionais a lidar com questões práticas do dia-a-dia.

 

De acordo com o professor Luis Armando Queiroz de Araújo, que leciona a disciplina de Engenharia da Informação no curso de Engenharia de Produção da UFRJ, a falta de dados concretos é um dos problemas mais graves. “As empresas não querem disponibilizar seus dados de negócios para as universidades porque eles são sigilosos e envolvem questões estratégicas”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima