Uma das principais vantagens das empresas de porte menor é a agilidade no atendimento e a proximidade com o cliente. Porém, para atingir tais benefícios é necessário ter equipe capacitada para manter a qualidade e a satisfação dos consumidores. Investir em treinamento, reforçar os valores da empresa, e incentivar a reciclagem constante sobre os conceitos da profissão são estratégias que alavancam o sucesso das PMEs.
“O atendimento adequado passa pela compreensão das necessidades do cliente, o que exige conhecimento e entendimento sobre negócio e ramo de atuação. Ao mesmo tempo, o atendimento deve ser caracterizado pelo pronto retorno, ética, aliado com a excelência em termos de qualidade do produto ou serviço fornecido”, comenta Charles William McNaughton, advogado e sócio do escritório Gaudênio, McNaughton & Prado Advogados.
McNaughton conta que o corpo de advogados é submetido a programas constantes de qualificação, seja com pós-graduação ou em congressos, para fins de atualização. “Vale destacar que realizamos frequentemente reuniões internas e discutimos questões técnicas, econômicas e comportamentais, com o intuito de construir advogados de negócio”, ressalta.
Já a Rede Segura Tecnologia, especializada em segurança na internet, é criteriosa desde o processo de seleção de novos colaboradores para compor a equipe. “Buscamos perfis que combinem com os nossos valores e que compreendam a missão da empresa. Reforçar os valores colabora para alcançarmos nossos objetivos no planejamento estratégico”, explica Eduardo Lanna, diretor comercial da Rede Segura Tecnologia.
“As competências técnicas especializadas são outro desafio, mas nestes casos o treinamento formal estimula o conhecimento explícito dos colaboradores que buscam também algumas certificações”, diz Lanna. Para o diretor o fluxo operacional do dia a dia colabora para a construção de um ambiente adequado para o desenvolvimento do conhecimento.
O diretor comercial afirma que nem sempre o preço é o fator determinante da vantagem da PME, mas sim a capacidade de criar a percepção de valor e sustentá-la no curso da prestação de serviços recorrentes. “A agilidade que temos como PME focada em suas competências é fundamental para conseguir manter a oferta sempre aderente ao mercado, flexível e customizável”, finaliza Lanna.