O Banco Original apresentou uma inovação, que mudará a maneira como os clientes acessam seus dados e serviços. Com o Open Banking, plataforma que permite a integração de diversos aplicativos com os serviços do banco por meio da abertura de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, em inglês), os correntistas poderão ter acesso às suas informações bancárias por meio de aplicativos de empresas parceiras, como as redes sociais. O primeiro resultado do Open Banking é a possibilidade de os clientes consultarem o saldo e o extrato de sua conta diretamente no messenger do Facebook.
Com o lançamento do projeto, o Original abre suas APIs para que desenvolvedores e empresas de qualquer setor da economia criem soluções que proporcionem experiências inéditas ao cliente. Assim, o banco assume papel nessa nova tendência de serviços que permitirá que os dados financeiros façam parte do dia a dia das pessoas por meio de experiências exclusivas em qualquer interface, e não apenas em aplicativos desenvolvidos pelo banco.
“Ao observarmos o histórico do sistema bancário mundial, identificamos quatro ondas de evolução: a primeira foi a disseminação das agências bancárias, no século 17; a segunda, o internet banking; a terceira, o mobile banking; e a quarta, é o que o mercado começa a descrever como ‘Seamless Banking’, ou ‘banco em qualquer lugar'”, explica Guga Stocco, head de inovação e estratégia do Banco Original, destacando que a instituição esteve à frente da terceira e agora da quarta onda evolutiva no mercado nacional.
De acordo com Stocco, a integração de APIs do Original com APIs de outras organizações, como fintechs e empresas de tecnologia, permitirá experiências como o controle de gastos com alimentação no display digital de uma geladeira, por exemplo, ou fazer uma transferência entre contas por meio do painel de um automóvel – neste caso, bastaria a integração de APIs da montadora do veículo com as do banco.
“O Open Banking vai dar mais velocidade ao desenvolvimento das nossas inovações à medida que parceiros externos poderão trazer suas soluções e integrá-las aos nossos serviços e, com isso, gerar novas experiências aos usuários”, diz ele. A plataforma cria um novo ecossistema digital, que simplifica integrações em nuvem e mobile, reduzindo custos operacionais tanto para o Original como para seus parceiros. “Trata-se de um novo modelo de negócio, de parceria no desenvolvimento inovações”, afirma.
“No mundo mobile, as pessoas esperam que a comunicação seja cada vez mais instantânea. O messenger permite a troca entre pessoas e marcas de maneira rápida e simplificada, em um diálogo único e individual, mantendo a escala que as grandes operações necessitam”, afirma Pérola Cussiano, gerente de marketing de plataformas do Facebook Brasil. “Conseguir saber o saldo e ver o extrato em uma conversa contínua quando e como o consumidor necessita é uma das formas com que os bots irão revolucionar a relação entre pessoas e marcas.”
Garantia de segurança
As mudanças tecnológicas impactam diversos setores da economia, mas muitos desenvolvedores ainda encontram dificuldades para criar inovações envolvendo serviços financeiros, devido ao alto grau de segurança exigido. Muitas vezes, startups, ou mesmo companhias em estágio mais maduro, precisam trabalhar com sistemas antigos e fechados, recorrendo a soluções pouco seguras para resolverem problemas, como armazenar senhas e dados pessoais de usuários em servidores locais.
No Open Banking do Banco Original, as aplicações terão que solicitar autorização do cliente do banco para acessar as informações disponíveis. Assim, os usuários não precisam fornecer nenhum dado pessoal para dar essas permissões, além de poderem revogá-las a qualquer momento, tornando o processo muito mais seguro e transparente. “A segurança é um dos pilares de atuação do Banco Original. Qualquer inovação que apresentamos em nossos serviços já é desenvolvida levando em conta esta questão”, ressalta Stocco.