ERP dentro das novas regras contábeis



Até 2010, todas as companhias brasileiras baseadas em sociedades por ações e de capital fechado com ativos acima de R$ 240 milhões ou receita bruta superior a R$ 300 milhões terão que se adequar à apresentação das demonstrações contábeis segundo os Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS – International Financial Report Standards). As mudanças, definidas pela Lei 11.638/07, exigem que as empresas nacionais desenvolvam relatórios financeiros passíveis de comparação com o modelo adotado em diversos países. Diante disso, a Sonda Procwork, empresa de TI, lança oferta para parametrização da solução de ERP da SAP às normas contábeis que passam a valer no mercado local.

 

O processo para o desenvolvimento do projeto contempla duas fases. A primeira diz respeito ao planejamento e à preparação de um diagnóstico que compara as regras do IFRS ao modelo contábil utilizado tradicionalmente pela companhia, que extrai informações da solução SAP. Nesta etapa inicial, a metodologia da Sonda Procwork prevê o envolvimento da empresa de auditoria do cliente responsável pela revisão dos balanços, que irá apontar quais serão as adequações necessárias para atender às exigências do IFRS.

 

Com base nas instruções determinadas pelas auditorias, formatadas na metodologia desenvolvida, a Sonda Procwork adequa o SAP para atender às novas regras baseadas nos padrões internacionais. Utilizando o SAP ERP Financial, a extração é realizada a partir das informações que já são geradas diretamente pelo aplicativo para atender às regulamentações fiscais e contábeis brasileiras. A estratégia da Sonda Procwork é desenvolver a adequação por meio de um modelo híbrido, que determina a elaboração de parte dos trabalhos diretamente no cliente, in loco, e parte de forma remota, otimizando o tempo de alocação de consultores para a execução do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima