Estimulando a criatividade dos colaboradores

0
1

Com objetivo de antecipar as necessidades dos clientes, a EDS Brasil, especializada em outsourcing de TI, inicia, a partir de maio, o Programa Inovação, que pretende mudar a cultura da empresa, estimulando a criatividade. “O principal objetivo é fazer com que a organização seja ágil e inovadora, identificando não uma grande idéia, mas pequenas idéias que podem gerar resultados”, informa Solange Carvalho, diretora de negócios da EDS e responsável pelo programa, que é uma iniciativa da vice-presidência de operações da empresa, sob o comando de Maria Fernanda Teixeira.
Segundo a diretora, a EDS passará por grande transformação interna, a fim de motivar o potencial inovador de seus colaboradores. “O primeiro passo será a instalação de um programa de treinamento que eduque a organização para essa finalidade. Também faz parte desse programa otimizar as ações atuais, disseminar o conhecimento tecnológico através de workshops e auxiliar o cliente a ter um custo efetivo melhor, gerando soluções de valor. Enfim, o objetivo é trazer metodologias e ferramentas que estimulem a criatividade”, explica Solange, que pretende criar um portal para viabilizar a troca de informações.
A campanha de endomarketing motivacional prevê, ainda, a promoção de uma copa de inovação, premiando as melhores idéias do ano, que irão abranger desde o desenvolvimento de novos produtos ou serviços até mudanças e otimização de processos. O treinamento inicial atingirá entre 15 e 20 pessoas que estão diretamente ligadas aos maiores contratos, mas a empresa pretende estender aos demais funcionários.
A partir de junho, a EDS realizará workshops de tendências e aplicações em clientes, envolvendo-os no fluxo de idéias. “Vamos utilizar a ferramenta de workflow, nomeando, em cada área de relacionamento, um administrador de idéias, que trabalhará em sintonia com o cliente, definindo as prioridades e compartilhando esforços”, acrescenta a diretora.