Estratégia é a visão estruturada da posição competitiva da empresa, seus objetivos e formas de alcançá-los. De acordo com o consultor Clovis Corrêa da Costa, não é um plano, porque isso não seria suficiente, dado que a realidade muda continuamente. “Resulta do entendimento das realidades do mercado e dos pontos fortes e fracos, recursos e competências da empresa”, explica. É a base sobre a qual são feitos os planos; a partir dela, prioridades são estabelecidas e modificadas, a comunicação externa e interna é estruturada, riscos são gerenciados e a trajetória da empresa é alterada, sempre que necessário para responder a novos fatos.
Com essa abordagem, o autor do livro Estratégia de Negócios, discorre sobre as lições aprendidas ao longo de 20 anos de prática de consultoria de estratégia. Aborda os conceitos aprendidos e testados durante esse tempo, além de mostrar como construir estratégias para elevada competitividade, unindo ferramentas usuais de planejamento, como cadeias de valor e curvas de escala, com diversas disciplinas, em especial gestão do conhecimento, teoria dos jogos e gestão de competências organizacionais.
Ficha Técnica
Título: Estratégia de negócios
Autor: Clovis Corrêa da Costa
Editora: Saraiva
Número de páginas: 160
Preço: R$ 32,00
Título: Estratégia de negócios
Autor: Clovis Corrêa da Costa
Editora: Saraiva
Número de páginas: 160
Preço: R$ 32,00