Autor: Sandro San
Muito se fala sobre a importância de se fidelizar clientes e geralmente o discurso padrão recomenda que você mantenha um bom atendimento e trate seus clientes com cordialidade, atenção e treine frequentemente sua equipe.
É claro que tudo isso é importante, mas a principal razão pela qual as empresas se preocupam em fidelizar seus clientes é porque clientes satisfeitos compram mais e voltam para fazer novas compras, e num cenário onde a concorrência se torna cada dia mais acirrada, desenvolver uma estratégia eficiente pode significar a diferença entre a vida e a morte do seu negócio.
Se você está pronto para fazer com que seus clientes se transformem em fãs da sua marca, então leia as cinco estratégias simples e que você pode aplicar agora mesmo para fidelizar seus clientes.
FAÇA SUA REPUTAÇÃO CHEGAR ANTES DE VOCÊ
A reputação é forma pela qual o ambiente social mede o grau de confiança que você tem das pessoas que te conhecem ou que já fizeram negócios com você. Ter uma boa reputação significa dizer que sua marca é percebida como estável e confiável pelos consumidores, e isso tem um peso fundamental quando se trata de atrair e fidelizar os melhores clientes. Promover e divulgar opiniões de outros clientes sobre a experiência que eles tiveram depois de fazerem negócios com você, por exemplo, é uma excelente forma de ter pessoas que sejam fãs da sua marca mesmo antes de se tornarem clientes dos seus produtos e serviços.
ESCOLHA QUEM SERÁ SEU CLIENTE IDEAL
Atender e superar as expectativas dos seus clientes é a chave para mantê-los sempre por perto, entretanto pessoas diferentes possuem desejos e expectativas igualmente diferentes, o que pode ser um complicador quando se trata de fidelizar clientes. Por outro lado, quando você se especializa num determinado tipo de cliente, fica muito mais fácil se antecipar às suas demandas e planejar ações que possam deixá-lo encantado.
SEJA CONFIÁVEL
Como em qualquer relacionamento, a confiança é a base de tudo, e o segredo para ser confiável é bem simples: cumpra suas promessas e fazendo aquilo que disse que iria fazer. E, de novo, como em qualquer relacionamento, os clientes não perdoam mentiras e traições, então seja íntegro e diga sempre a verdade, por mais dolorida que seja.
CRIE UMA BOA EXPERIÊNCIA E MANTENHA ISSO
Num primeiro momento, as pessoas compram algo pensando em suas vantagens e benefícios imediatos, mas permanecem fiéis a uma marca quando têm uma boa experiência com ela. Alguns empresários muitas vezes ficam cansados do seu negócio e resolvem fazer uma mudança achando que estão inovando e o resultado disso pode ser desastroso. Como seres humanos, gostamos de coisas seguras e previsíveis e, por melhores que sejam as mudanças, sempre exigem novos períodos de adaptação e ajustes que nem todos gostam passar, então é preciso ter muito cuidado quando for promover uma mudança no seu sistema de venda, atendimento ou entrega do seu produto ou serviço.
CULTIVE A EMPATIA
Empatia nada mais é do que a capacidade de saber se colocar no lugar do outro de forma a poder lidar com o problema deste sem fazer pré-julgamentos. As pessoas adoram saber que estão sendo ouvidas, por isso muitas vezes, tudo o que você precisa fazer é parar para ouvir seus clientes e praticar o que os especialistas chamam de escuta ativa. É claro que também é preciso que você se esforce para por em prática melhorias e sugestões vindas desses clientes, de modo que eles percebam que suas opiniões também estão sendo valorizadas.
Afinal quem não gosta de ser apreciado não é mesmo ?
Pense Grande!
Sandro San é consultor, coach, investidor, empreendedor serial e CEO do Clientes de Alto Valor.