O São Paulo Innovation Studio está completando dois anos, com mais de 1700 profissionais já tendo passado pelo centro, dentre emissores, credenciadores, estabelecimentos comerciais e startups. Inaugurado pela Visa em 2016, o espaço tem como um de seus objetivos buscar soluções colaborativamente para as principais necessidades dos consumidores brasileiros. Apenas nos últimos 12 meses, o número de sessões de cocriação aumentou em 60% em comparação ao primeiro ano de atividades.
“O crescimento contínuo das atividades do São Paulo Innovation Studio mostra que essa forma de trabalhar a inovação, de portas abertas e em colaboração, foi entendida e abraçada pelos nossos parceiros”, explica Percival Jatobá, vice-presidente de produtos, soluções e inovação da Visa do Brasil. No último ano, o volume de discovery sessions – reuniões mais aprofundadas com os clientes e parceiros – aumentou em 29%, sendo que muitos projetos recentes tiveram sua origem no espaço já foram lançados no mercado. “Esses números mostram ainda que essa forma de trabalhar já começa a dar resultados”, afirma Percival.
Dentre os projetos já lançados estão soluções desenvolvidas com bancos e estabelecimentos comerciais brasileiros, como o aplicativo Suplicy Cafés. O app permite aos clientes do estabelecimento realizar o pedido e o pagamento com antecedência dentro do próprio app e passar na loja apenas para retirar a encomenda. As equipes do Suplicy Cafés e da Visa realizaram uma sessão de cocriação e, depois de dias de trabalho em conjunto, chegaram à solução. A ideia era usar a tecnologia para facilitar o pagamento, agilizar as compras e diminuir as filas nos horários de pico de atendimento.
NÚMEROS INNOVATION STUDIO
. +1730 profissionais;
. +143 eventos realizados;
. 62 Briefing Sessions;
. 55 Discovery Sessions (atividade para discutir as dores dos clientes e parceiros, problemas e oportunidades);
. 28 Sessões de cocriação (sessão colaborativa para desenvolver uma nova solução, que tem início com a ideação e finaliza com o protótipo);
. 26 Protótipos funcionais.