Autor: Alexandre Rodrigues
Em tempos modernos, o departamento de marketing de quase todas as empresas tem os olhos voltados para o digital. Redes sociais, SEO e links patrocinados são ferramentas dominadas pelos profissionais do setor. Porém, vale à pena expandir os horizontes e perceber que o marketing também vive fora da internet e que o consumidor cada vez mais dá valor ao real em detrimento do virtual.
É sob essa perspectiva que a produção de eventos pode ser uma aposta interessante no mix de marketing. Com a preferência pelo digital, muitas empresas criam um certo distanciamento de seus clientes. Alguns potenciais consumidores, por exemplo, não efetivam uma compra justamente pela falta de confiança causada por essa distância. Fidelizar clientes também pode ser um desafio para as marcas que não exploram o marketing fora das telas.
Além de construir relações pessoais, os eventos são uma ferramenta importante para o branding de qualquer negócio. Cria-se a possibilidade de valorização da marca e consolidação de um posicionamento que a empresa deseja passar ao mercado. Mas talvez a principal vantagem da produção de eventos seja a grande oportunidade de fechar negócios presencialmente e em tempo real: ao proporcionar experiências únicas a potenciais clientes, a chance de convertê-los é grande.
O evento ideal, portanto, deve trazer diversos interesses do marketing. Ao mesmo tempo em que consiga reunir clientes que até então só se relacionavam com a empresa pela internet, ele precisa ser um espaço de geração de novas receitas, negócios e até ideias para produtos ou serviços. O fortalecimento da marca acaba sendo uma consequência de tudo isso e completa a gama de benefícios.
É importante ressaltar que, assim como outras estratégias de marketing, os eventos só vão funcionar e atingir os objetivos propostos se feitos de maneira correta, coerente e, principalmente, planejada. É preciso definir quais são os objetivos, o público que se pretende atingir, metas a alcançar e diversas outras variáveis exatamente como em outras ferramentas do marketing.
Portanto, talvez seja a hora de repensar as prioridades, encontrando um equilíbrio entre online e offline, valorizando experiências reais. Neste sentido, os eventos precisam ser vistos como uma peça importante para atingir os objetivos do negócio. Trata-se de uma alternativa interessante que pode gerar resultados surpreendentes.
Alexandre Rodrigues é CEO e fundador da Evnts, plataforma tecnológica de reserva de hotéis para eventos e grupos.