Pensando em melhorar e compreender as reais dificuldades nas lojas, a Nextel lançou o projeto “Somos todos Vendedores”. Cerca de 45 executivos entre presidente, VPs, diretores e gerentes da empresa receberam treinamento e tiveram a experiência em loja durante o mês de setembro, com o desafio de vender e prospectar.
Os resultados da primeira etapa do projeto foram bastante animadores. “Foi possível viver na pele a rotina dos funcionários que estão no ponto de venda. Depois de falarmos com todos os executivos, definimos ações de curto e médio prazo em nossos processos, algumas já prontas para serem implementadas”, comenta Roberto Rittes, presidente da Nextel.
A participação dos executivos contabilizou 172 vendas em apenas duas semanas. Para Rachel Facó, gerente de capacitação comercial e trade marketing das regionais, a experiência ganhou repercussão interna e foi vista com bons olhos pelos colaboradores. “Os vendedores se sentiram motivados e valorizados ao ver os diretores e presidente vivenciando a rotina deles. E as lideranças destacaram o preparo, o comprometimento e o espirito de equipe que encontraram na operação.”
O programa terá continuidade com outras ações ainda este ano: os executivos terão a oportunidade de conhecer e vivenciar o dia a dia de outras áreas de relacionamento com o cliente, como o televendas. Virgílio Ghirardello, VP de vendas, compartilhou que a experiência foi muito rica, sendo um dos projetos mais fantásticos que já participou. “De fato há uma lacuna entre o nível estratégico e operacional. Ter as lideranças de todas as áreas da empresa, desde o marketing, engenharia, regulatório, RH, entre outros, nesse processo, fez com que reuníssemos vários pontos de vista para implementar ações de melhoria que jamais imaginávamos que era um problema”, conclui.