O Ibmec São Paulo e o Grupo Santander Brasil lançaram o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN). A divulgação será trimestral e o índice apontará as expectativas dos empresários em relação ao desempenho da economia do País, do seu ramo de atividade e de sua empresa.
Segundo Danny Claro, coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia do Ibmec São Paulo, responsável pelo índice, a elaboração do índice foi algo importantíssimo para reforçar o papel do Ibmec São Paulo como uma instituição de pesquisa. “Com o IC-PMN seremos capazes de antecipar o movimento dos pequenos e médios negócios no Brasil. A parceria com o Grupo Santander Brasil permitiu que esta iniciativa se concretizasse”, completou.
De acordo com Ede Viani, superintendente executivo de Pessoa Jurídica do Varejo do Grupo Santander Brasil, o segmento de pequenas e médias empresas é estratégico para o Banco e o objetivo é gerar benefícios tangíveis para os empresários. “O IC-PMN é mais uma importante informação disponível para os empresários, porque possibilita o alinhamento periódico de suas estratégias às tendências no mercado”, diz.
O levantamento do primeiro IC-PMN foi feito a partir das respostas de 1.023 empresários das cinco regiões do País e de três ramos de atividade (comércio, indústria e serviços), que responderam à pesquisa por entrevistas telefônicas feita entre 8 de setembro e 10 de outubro. Fazem parte da amostra empresas que faturam até R$ 20 milhões/ano. Construído em uma escala de 0 a 100 pontos, sendo 100 o nível máximo de confiança, o índice alcançou o valor de 69,5 pontos, indicando ligeiro otimismo por parte desses empresários.
O empresário demonstra maior grau de confiança no crescimento de seu faturamento (74,1) se comparado ao ritmo de seu próprio ramo de atividade (71,7) e da economia (65,5). Os efeitos da crise mundial também impactaram as expectativas dos empresários de pequenos e médios negócios a partir da primeira semana de outubro, período que coincide com o aumento das incertezas em relação à economia mundial.
De acordo com o primeiro IC-PMN, os empresários da região Nordeste são os que demonstraram estar mais confiantes (74,7) em comparação às demais regiões do País. O índice foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Ibmec São Paulo em parceria com o Grupo Santander Brasil. O próximo índice será divulgado em março de 2009.