CEO do grupo O Novo Mercado expõe os caminhos que conduzem a editora H1 na direção de deslanchar os clientes no marketing e negócios digitais pelo hábito da leitura
O mercado digital aponta para um horizonte de contornos infinitos, seja dentro das estratégias de grandes marcas ou na perspectiva de pequenos empreendedores. Foi olhando para esse promissor cenário que, em 2016, surgiu o grupo Novo Mercado, pensado para ser um ecossistema de ensino na área, sem propor o caminho ilusório dos ganhos multiplicados magicamente. Levando a sério a necessidade de que haja muito estudo para aproveitamento das possibilidades abertas nesse universo, nasceu dentro do grupo a editora H1, cuja principal meta é contribuir para que o sucesso profissional seja impulsionado também por um sólido hábito de leitura. Contando os detalhes de como essa estratégia se desenvolve em termos de produtos, conteúdos e experiências, Jonatas Figueiredo, CEO do grupo O Novo Mercado, participou, hoje (20), da 780ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Convidado a explicar o surgimento da H1, Jonatas falou que trata-se de uma editora de marketing e negócios apoiada em conteúdo, nascida em 2021. Em resumo, um projeto educacional que visa ajudar as pessoas a aplicarem, nos estudos, a mesma dinâmica praticada em termos de aplicações financeiras. “Ou seja, olhar os livros como um investimento na carreira e, por isso, todos os nossos produtos, conteúdos e comunicações são voltados para que se obtenha resultados por meio da leitura. Tudo isso nasce da missão maior do grupo Novo Mercado.”
Assim, para mergulhar mais fundo na história da editora, Jonatas detalhou o nascimento da escola de marketing digital e negócios digitais criada por Ícaro de Carvalho que, conforme assegurou ele, tornou-se um dos maiores especialistas no assunto justamente fazendo em sua carreira profissional o que a H1 ensina hoje. “Ícaro era uma copywriter que trabalhava no marketing tradicional, mas foi aprendendo a desenvolver linhas de negócios digitais para grandes empresas. Ao criar esses produtos para as marcas ele mostrava um precoce entendimento da estratégia do que seria a internet e as redes sociais até que, depois de três anos ensinando pessoas a adotarem o mesmo caminho que ele, com a explosão do Instagram, sua escola saltou de 140 para 6 mil alunos somente em 2019.” Nessa direção, mantendo o crescimento, começou-se a perceber que a maior dificuldade do público era ganhar autonomia no estudo. Ou seja, havia uma dependência grande do que era ensinado, mas pouca propensão ao hábito contumaz da leitura. Foi quando, em 2021, lidando já com uma comunidade de 50 mil pessoas, decidiu-se pela fundação da H1,
Porém, o CEO explicou que o projeto só se viabilizaria se soubessem aproveitar o que já era feito por meio do marketing digital praticado pelo grupo. Foi escolhido o caminho também da qualidade, com a edição de livros de capa dura e edição de alto nível para estimular o propósito de criar o hábito da leitura com produtos atraentes em forma e conteúdo, vistos efetivamente como um investimento que a pessoa faz porque está disposta a mudar de vida. “Como somos um grupo nativo digital, estamos sempre onde nosso público está, o que facilita muito a comunicação que alimenta a relação de fidelidade. O que nos possibilita um feedback constante e a facilidade para complementar os livros com cursos e conteúdos que mantém a proximidade. Estamos chegando a 50 títulos no catálogo, sendo que cada um deles estimula a continuidade da leitura pelo mesmo ou diferentes temas dentro desse amplo universo do marketing digital.” Nessa dinâmica, a editora tem lançado livros com cursos pagos atrelados para complementar o entendimento e o aprendizado, além de outros títulos acompanhados de conteúdo aberto na internet.
Depois de contar como foi o começo por meio do lançamento de livros com curadoria, Jonatas detalhou a jornada do cliente dentro da trajetória da editora e falou dos três segmentos nos quais possuem publicações – marketing & Negócios, Finanças e Futuro & Tendências. Houve tempo ainda para responder questões vindas da audiência sobre os problemas educacionais na base que dificultam o deslanche do hábito de leitura, o acesso da editora ao público corporativo, perspectivas do marketing de influência e os próximos desafios no radar do empreendimento.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 779 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (21), recebendo, que falará da inovação no mercado com a presença de Ana Carolina Ribas, head de experiência do cliente da Basf, que abordará a transformação cultural com área de CX transversal; e, encerrando a semana, o Sextou será marcado pela Live Híbrida Especial cujo tema “CX: A revisão da jornada do paciente com a transformação digital e novas tendências tecnológicas”, reunirá em debate mais de 30 executivos.