Experiência para além do conhecimento

Com mais de 20 anos no mercado de relacionamento, atuando em empresas do setor atacadista, telecomunicações, serviços e tecnologia, Silomar do Nascimento tem conhecimento de sobra quando o assunto é a atividade de gestão de clientes. Questionado sobre o momento do setor, o atual vice-presidente de marketing e vendas da Virtual Connection destaca que área vem, ano após ano, se aprimorando não somente em processos, melhores práticas e tecnologias, mas principalmente no aprendizado com a experiência vivida com o cliente. “Nem tudo são flores, mas positivas ou negativas as experiências são sempre transformadas em aprendizado, as empresas que entendem e evoluem com isso”, pontua.
Tanto que ele coloca como fundamental para alguém que atua na área a capacidade de transformar experiências e aprendizados em prática. “Logo, ‘o novo gestor de relacionamento’ tem que ser um ‘consumidor na prática’, pois só assim ele vivenciará e entendera as demandas, anseios, expectativas e principalmente necessidades de atendimento”, reflete o executivo, que é também um dos indicados ao troféu Personalidades ClienteSA – CIC Brasil 2017.
Administrador de Empresas com especialização em Finanças e Planejamento Empresarial pelo instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, e com MBA em Marketing e Planejamento Estratégico pela FGV, Nascimento já foi executivo de empresas do Grupo Algar e, em sua trajetória, já participou de vários projetos de implementação de sites, de vendas de grandes projetos e abertura e conquista de grandes contas, das quais mantém relacionamento e negócios até os dias de hoje. Em entrevista exclusiva, ele detalha sua visão do mercado, comenta sobre a premiação e como vem fazendo a diferença.
ClienteSA – Que avaliação faz da área de gestão de clientes, hoje, no Brasil?
Nascimento: A área de gestão de clientes, ou gestão do relacionamento vem ano após ano se aprimorando e adaptando a nova realidade e comportamento de consumo das pessoas. Não somente em processos, melhores práticas e tecnologias, mas principalmente no aprendizado com a experiência vivida com o cliente. Nem tudo são flores, mas positivas ou negativas as experiências são sempre transformadas em aprendizado, as empresas que entendem e evoluem com isso, se tornam cada vez mais competitivas e atraentes aos olhos dos consumidores. Avalio que estamos no caminho certo.
Nesse cenário, qual o perfil que um profissional deve ter para atuar na área?
Não contextualizo somente como perfil, mas também como características e capacidade de adaptação, não somente ligada a flexibilidade, mas principalmente de transformar experiências e aprendizados em prática, em ação. Logo, “o novo gestor de relacionamento” tem que ser um “consumidor na prática”, pois só assim ele vivenciará e entendera as demandas, anseios, expectativas e principalmente necessidades de atendimento, seja, por que canal for. Entendo que a verdadeira experiência de forma bem resumida esta em: Experiência – > Prática – >  Aprendizado (a pratica proporciona isso) – > Experiência. Sempre de forma CÍCLICA.
Qual a importância do troféu Personalidades ClienteSA – CIC Brasil para o mercado brasileiro de gestão de clientes?
Considero que esse troféu coroa não apenas os profissionais que defendem, praticam e carregam a bandeira do relacionamento no Brasil, mas principalmente tangibiliza as boas práticas em premiação, claro isso através de um representante, nesse caso, a personalidade indicada.
Quais são as suas expectativas em relação à premiação?
Particularmente fiquei extremamente feliz e lisonjeado com a indicação, não somente por partir de uma entidade representativa como é a ClienteSA, mas por ter tido o privilégio de participar desta edição junto com profissionais de renome, já reconhecidos pelo mercado, por meio de suas contribuições e boas práticas na melhoria do setor de relacionamento. Sem demagogia nenhuma, é claro que ser um dos ganhadores, seria para mim uma coroação pessoal profissional importante em minha carreira, mas já estar no seleto grupo de indicados, me faz muito feliz e principalmente me motiva a continuar na trajetória de construir novos caminhos e melhorar os já existentes no setor de relacionamento com clientes no Brasil. Gostaria de parabenizar a iniciativa da ClienteSA. Agradecer pela oportunidade, desejar boa sorte a todos os participantes, e claro, pedir o voto de quem esta lendo essa matéria.
Onde você tem feito a diferença na atividade de gestão de clientes?
Só se pode agregar algo a alguém ou alguma coisa, bem como fazer diferente, o que já se vivenciou, ou seja, o que já se praticou. A experiência vem com a prática e a pratica só se tem com a vivência diária do relacionamento, seja ele, com clientes internos e externos, com fornecedores, com stakholders, em situações boas ou ruins, o importante é extrair de tudo isso o aprendizado e transformá-lo em pratica, ou seja, aplicar o que se aprendeu de forma a melhorar ou aprimorar o que existia. Busco constantemente a “empatia” no relacionamento, só assim é possível agregar algo novo.

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