Exportação de BPO




 

Há cinco anos a Stefanini IT Soluções passou a oferecer BPO ao mercado. Em 2009, o serviço já representava 9% do faturamento. Focando em processos de alto volume de transações e baixa complexidade/risco, a empresa tem obtido alto grau de fidelização dos clientes. “Nossos contratos normalmente são renovados e ampliados. Em 2010, 50% de nossos clientes pediram novos serviços”, relata Nelson Barbosa Amaral Neto, gerente de soluções de BPO da Stefanini.

 

O executivo conta que a empresa pretende agora uma maior expansão internacional. “Estamos cada vez mais disseminando os nossos serviços de BPO para as nossas operações no exterior, buscando levar aos nossos clientes de lá a mesma metodologia de sucesso que empregamos no Brasil”, diz o executivo.

 

ClienteSA – Há quanto tempo a empresa oferta BPO ao mercado?

Nelson Barbosa Amaral Neto: A linha de serviço nasceu há cinco anos e surgiu mediante a demanda de clientes que já possuíam serviços na área de TI e que devido à satisfação com a qualidade dos serviços prestados decidiram solicitar que a Stefanini passasse a cuidar de processos de negócio. Em 2009, esse área representou 9% do faturamento. Nossa perspectiva de crescimento para este ano é de 40%. Mas estamos trabalhando para superarmos esta meta.

 

ClienteSA – Quais são as atividades de BPO que a empresa oferece?

Amaral Neto: O foco da Stefanini é em processos que possuem alto volume de transações e baixa complexidade/risco. Dentre esses processos podemos citar recebimento fiscal, entrada de dados em sistemas, gestão de documentos (RH, contratos, contabilidade, financeiro, fiscal etc), gestão de cadastros, compras de materiais não produtivos, análise de crédito, cobrança, administração de pessoal, gestão de despesas de viagem, central de atendimento de dúvidas dos processos, recrutamento e seleção e logística de treinamento. Para a implantação de qualquer serviço de BPO usamos uma equipe especialista em gestão de processos, que integra perfeitamente pessoas, processos e tecnologia, para que tenhamos um serviço com alto grau de governança e consequente satisfação dos clientes.

 

ClienteSA – Ainda há restrições ou as empresas hoje já estão preparadas para adoção de uma estratégia de BPO?

Amaral Neto: Hoje há um grau maior de amadurecimento das empresas para contratar um provedor de serviços de BPO, principalmente aquelas que já possuem um centro de serviços compartilhado também com processos maduros e prontos para serem terceirizados.

 

ClienteSA – Qual é a estratégia de adoção para as empresas obterem melhores resultados?

Amaral Neto: Para se adotar um BPO é importante que o processo seja conhecido e maduro, mas não é uma condição vital, pois já implantamos serviços que não existiam nos centros de serviços compartilhados dos clientes e o sucesso foi enorme, tanto que em um dos casos tivemos um crescimento do faturamento de mais de três vezes. É recomendado que a empresa que está buscando um BPO conheça a metodologia a qual o seu fornecedor emprega para implantar e controlar os serviços e atestar isso perante os cliente é o atestado de eficiência da mesma.

 

ClienteSA – Quais os resultados da área de BPO?

Amaral Neto: Nossos principais clientes são Oi, Alcoa, GE, Roche, Roche Chile, Gerdau, Serpro, 3M, Embraer, Petrobrás, Unilever, Sadia, Odebrecht, Kraft, entre outros. Eles normalmente buscam o BPO justamente dos processos que possuem alto volume de transações e baixo risco/complexidade, por permitir a eles foco no estratégico das suas atribuições. Na Stefanini temos um alto grau de fidelização dos clientes. Os contratos normalmente são renovados e ampliados. Em 2010, por exemplo, 50% dos nossos clientes pediram novos serviços.

 

ClienteSA – Quais serão as grandes tendências?

Amaral Neto: Estamos cada vez mais disseminando os nossos serviços de BPO para as nossas operações no exterior, buscando levar aos nossos clientes de lá a mesma metodologia de sucesso que empregamos no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima