A Fábrica Comunicação Dirigida saiu do XI Prêmio Abemd com dois prêmios nas mãos. A campanha “Desafio Bia x Paulo”, desenvolvida para o jornal O Estado de S. Paulo, foi premiada com ouro na categoria B2C Mídia Impressa e o “Programa de Relacionamento Corpo Clínico”, realizado para o Hospital Israelita Albert Einstein, ganhou bronze na categoria Serviços Diversos.
“Ganhar dois prêmios da Abemd nos enche de orgulho e demonstra que as campanhas que realizamos para nossos clientes estão sendo reconhecidas entre os melhores trabalhos da área de marketing direto e relacionamento do Brasil”, afirma Luiz Buono, VP de Planejamento e Atendimento da Fábrica Comunicação Dirigida.
Campanha interativa – Com o objetivo de ampliar as vendas de assinaturas do jornal O Estado S. Paulo, a campanha “Desafio Bia x Paulo” criou uma disputa, nos moldes dos reality shows, entre dois profissionais do telemarketing do jornal, o Paulo e a Bia, que apostavam entre si quem seria capaz de vender mais assinaturas. A partir daí, Bia e Paulo entrevistavam e motivavam as pessoas a assinar o jornal. A grande novidade desta campanha foi a utilização de técnicas interativas visando criar uma conexão verdadeira e emocional com as pessoas.
Outro grande diferencial foi o de utilizar várias mídias sincronizadas. Nesse sentido, a campanha foi composta por filmes comerciais de DRTV (direct response tv), anúncios de DRPrint (direct response print), spots de rádio, comercial interativo para cinema, e-mails marketing, banners, outdoors interativos e uma base na web para maior conexão com o público. “Esta campanha de assinaturas é um marco no marketing direto brasileiro, por utilizar de forma integrada e convergente os recursos de DRTV e DRPrint, alcançando níveis de customização de criação e mídia jamais vistos”, conta Sidney Ribeiro, diretor de criação da Fábrica.
Os resultados obtidos pela campanha comprovam seu sucesso. Apenas nos primeiros 10 dias de veiculação, as vendas de assinaturas superaram em 300% as previsões. Houve uma altíssima taxa de conversão em vendas dos 155 mil leads veiculados ao longo dos primeiros 60 dias da campanha e o retorno sobre o investimento foi de 66%, o que levou a empresa a estender a ação até meados deste ano.
Reconhecimento gera fidelização – Já o programa desenvolvido para o Hospital Israelita Albert Einstein foi estruturado em um ponto forte da Fábrica – o marketing de relacionamento. Com o objetivo de criar vínculos, fidelizar os médicos do hospital e, ao mesmo tempo, ativar o uso dos serviços da instituição, o “Programa de Relacionamento Corpo Clínico” criou, entre outras ações, benefícios exclusivos para reconhecer e valorizar os médicos e seus familiares. Dessa forma, buscou acentuar a percepção dos mesmos de que, ser cadastrado no Hospital Albert Einstein, é um privilégio.
A ação foi dirigida a três segmentos de médicos, oferecendo benefícios exclusivos para cada grupo. O lançamento foi feito através de peças de welcome pack personalizadas, incluindo cartão com nome e número do médico e brinde exclusivo.
A campanha teve grande impacto na comunidade médica. O corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein considerou a iniciativa pioneira no ramo de saúde. Conseqüentemente, houve uma migração dos médicos para os segmentos com melhores benefícios, e maior faturamento. O volume de passagens dos médicos pelo Hospital também cresceu em percentuais entre 7% e 47%, de acordo com o segmento, gerando, conseqüentemente, maior faturamento para a instituição.