O Facebook anunciou, no começo do mês, o lançamento de soluções que ajudam pequenas e médias empresas em seus processos de internacionalização. Principalmente, neste cenário, em que o mundo se encontra a cada dia mais globalizado e móvel, é ainda maior a possibilidade de os negócios conseguirem conquistar clientes e mercados em qualquer país.
Estima-se que até 2018, 2,3 bilhões de pessoas estejam usando a Internet em seus celulares. E nessa economia movida pela mobilidade, as pessoas se engajam com aquilo que mais se interessam. No Facebook, mais de um bilhão de pessoas estão conectadas com, pelo menos, uma empresa em outro país. Além disso, somente no Brasil, 60% dos usuários da rede estão conectados com pelo menos uma empresa em um país estrangeiro. Ou seja, é um ambiente que pode proporcionar grandes oportunidades para qualquer marca, de qualquer tamanho.
Ao todo, são três novas soluções que podem para ajudar os negócios em sua expansão internacional. Um deles é uma nova configuração da ferramenta Públicos Semelhantes, para alcançarem consumidores em outros países com um perfil similar ao público da marca já existente ou potencial. A segunda novidade é que qualquer empresa em busca de ampliar a instalação ou o engajamento de seus aplicativos, ou ainda aumentar as conversações dos sites, agora pode focar em pessoas de diferentes locais do globo, em regiões específicas. Assim, a plataforma irá entregar anúncios para os locais selecionados e depois otimizar naqueles países que tiverem maior retorno. E, por último, é um recurso que visa otimizar campanhas. Assim, para ajudar empresas a melhorarem suas estratégias globais de campanhas, a empresa liberará novos webinars e um livro com técnicas internacionais de marketing.