Faturamento do varejo cresce 6,1% em março



O comércio da região metropolitana de São Paulo registrou alta de 6,1% nas vendas em março, no contraponto ao mesmo período de 2007, segundo apurou Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. No trimestre, ao varejo acumula alta de 7,3%. A maior elevação foi no setor de vestuário, tecidos e calçados, enquanto a principal queda foi nas lojas de autopeças e acessórios: – 30,4%.


Os dados de março confirmam a expectativa de vendas aquecidas em 2008. As causas desse aumento de vendas permanecem as mesmas: crédito em expansão e índices de emprego e de renda registrando recuperação na região metropolitana de São Paulo, variáveis que impactam decisivamente na confiança do consumidor, elevando a sua propensão ao consumo. segundo Fecomercio, tendência é que esse cenário na área do consumo prevaleça até o final do primeiro semestre do ano.


As lojas de vestuário, tecidos e calçados completaram o vigésimo mês de crescimento consecutivo no faturamento real e registrou a maior elevação em vendas, dentre todos os seguimentos pesquisados pela PCCV: 18,1%, em comparação ao mesmo período de 2007. No trimestre registra incremento de 19,6%. As lojas de materiais de construção também continuam com o bom desempenho e registraram em março, alta de 16,6% em relação ao mesmo período de 2007. No acumulado do ano, o crescimento foi de 19,6%. O segmento de supermercados registrou crescimento de 14,1% em relação a março de 2007, o melhor desempenho desde nos últimos seis anos. No acumulado do ano apresenta alta de 8,3%.


O setor de móveis e decoração apresentou em março, alta de 13,4% no faturamento real em comparação com o mesmo período de 2007. No trimestre as lojas de Móveis e Decoração cresceram 12,5%. Em março, as lojas de eletrodomésticos e eletrônicos acusaram alta de 7,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, apresentou elevação de 18%. E as concessionárias de veículos apresentaram em março crescimento de 3,2%, ante o mesmo período de 2007. No trimestre o incremento foi de 10%.


Em contrapartida, o setor de farmácias e perfumarias registrou em março, queda de 1,1% no faturamento real, comparativamente ao mesmo mês de 2007. No acumulado do ano a atividade apresenta alta de 1,1%. Lojas de departamentos registraram queda de 8,5% no faturamento, na comparação com o mesmo período de 2007. No trimestre a atividade tem queda de 11,9%. E o segmento de autopeças e acessórios apresentou o pior desempenho da PCCV: queda de 30,4% no faturamento de março, em relação ao mesmo período de 2007. No acumulado do ano apresenta queda de 28,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima