Visando a defesa pelo meio ambiente e compromisso com as práticas de sustentabilidade, a Faber-Castell convida alunos e escolas do Brasil a participar da “Faxina nos Armários”. A ideia é mobilizar todos na limpeza de seus estojos, armários, gavetas e salas de aula, com o objetivo de juntar o maior número possível de itens como: lápis de cor, lápis grafite, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marcadores para quadro branco e destaca-textos quebrados ou sem condições de uso, independente da marca. Feito isso, o próximo passo é enviar tudo à TerraCycle, empresa que se responsabiliza pelo processo de reciclagem, crédito dos pontos para doação e premiações aos que mais coletarem.
“Faxina nos armários” é uma ação alinhada com a Brigada de Instrumentos de Escrita da Faber-Castell, programa de coleta e reciclagem de materiais de escrita, firmado desde 2012 com a TerraCycle. Os itens coletados são processados e transformados em matéria-prima reintroduzida na cadeia produtiva, originando assim novos produtos, como lixeiras, pás de lixo etc. Para participar, basta que responsável pela escola a cadastre na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, no site da TerraCycle, (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html).
Alunos, pais, professores e demais interessados em colaborar devem juntar esses materiais e levá-los para suas escolas no início do ano letivo. A terceira edição de “Faxina nos Armários” irá premiar os dez times que mais coletarem entre os dias 1° de fevereiro e 30 de abril de 2015. Além de prêmios especiais, estão: 55 mil pontos bônus que podem ser revertidos em doações (cada ponto equivale a R$ 0,01), para uma escola ou instituição sem fins lucrativos. O primeiro lugar receberá 10 mil pontos.
Criada em 2013, a ação reafirma o interesse da empresa em fomentar práticas de proteção ao meio ambiente, sobretudo em épocas de aumento do consumo de seus produtos. O engajamento dos alunos com a coleta foi tão expressiva, que a ação se repetiu em 2014 e volta agora em 2015. Só no ano passado, “Faxina nos Armários” promoveu a reciclagem de mais de 65 mil instrumentos de escrita de diversas marcas.