Conforme análise levantada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) o Brasil é o terceiro maior mercado de franquias do mundo e o que mais cresce. De 2008 a 2009, o faturamento do setor saltou de 55 para 63 bilhões de reais. O número de redes franqueadas evoluiu de 1.379 para 1.643. No mesmo período, o crescimento em unidades de franquias foi de 71.954 para 79.988.
Aproveitando esse mercado, o empresário Paulo Cruz, criou em 2009 o portal Temusados, que é um site de ofertas para comprar ou vender carros, caminhões, motos e aviões, usados, novos ou seminovos. A ideia surgiu quando o empresário precisou vender três caminhões em um site. A partir daí, antes de montar o negócio, percebeu que o mesmo poderia virar uma franquia, e em 90 dias já tinha quatro unidades. Hoje, a empresa é o único modelo de franquia neste segmento e é uma opção diferente neste mercado.
Durante a implantação, uma equipe vai até a região da franquia para formatar, cadastrar as principais lojas e treinar técnicas de abordagem para a captação de clientes e funcionamento do software administrativo e do site. “Para auxiliar nossos franqueados, disponibilizamos suporte, que funciona de segunda a sexta-feira”, explica Cruz.
Para abrir uma franquia Temusados, o investimento inicial dependerá de cada região franqueada, desta forma, varia de R$ 13.000,00 a R$ 60.000,00. Já a taxa de franquia fica na média de R$ 10.000,00 a R$ 50.000,00, o percentual de rentabilidade pode chegar a 50% do faturamento.
O portal Temusados funciona da seguinte forma: o franqueado regional credencia lojas de veículos usados local no site, que se torna a vitrine eletrônica dos produtos. Através do portal o consumidor faz uma pesquisa e seleção de carros via internet para compra, envia ao lojista para contato pessoal, e vai à loja apenas para averiguar as condições reais do veículo e fechar negócio.