A Fiat vem incrementando cada vez mais o atendimento on-line aos clientes. A crescente aposta da montadora em ações de Internet é impulsionada por números recentemente apresentados pela AgênciaClick, criadora do Portal Fiat, cujas medições comprovaram um aumento significativo de atendimentos on-line nos primeiros quatro meses deste ano. Somente no período de janeiro a abril de 2006, a Central de Relacionamento Fiat atendeu, através do www.fiat.com.br, via chat, 1.816 clientes, cifra que supera o total de 1.721 atendimentos desse tipo realizados em todo o ano de 2005. A média anterior de 50 solicitações mensais de clientes saltou para cerca de 700. Por email, o número de requisições do público é ainda maior: em torno de 6.000/mês.
Uma das ações de expansão dos canais interativos da Fiat junto aos consumidores pode ser conferida na seção Monte seu carro, que se destaca entre uma das mais procuradas do Portal Fiat. Banners introduzidos na homepage foram o recurso encontrado pela Click para levar mais internautas a acessar o chat dessa parte do site.
Segundo Ana Maria Nubié, VP de Atendimento da AgênciaClick, com os banners, a procura dos internautas pelo atendimento on-line da seção Monte seu carro cresceu de maneira expressiva e, em razão disso, o número de modelos disponíveis para montagem está sendo gradualmente ampliado. O Stilo foi o primeiro veículo Fiat a oferecer atendimento via chat. Hoje, reforçam a lista Marea, Marea Week, Doblo, Doblo Adventure, Doblo Cargo e Idea. Ainda neste primeiro semestre, a seção passará a oferecer mais de 20 versões possíveis de configuração de carros Fiat.
A Click fez outras importantes constatações a respeito do fluxo de acessos ao portal: 70% das visitas ocorrem durante o horário comercial, enquanto os dias de maior movimento costumam ser os que iniciam a semana. Abel Reis, VP de Tecnologia e Projetos da AgênciaClick, observa também que estes dados têm grande relevância para a montadora, pois permitem que a Central programe a distribuição de recursos a serem disponibilizados. Reis destaca ainda o resultado positivo das recentes campanhas implementadas pela AgênciaClick no site da Fiat: “Como tem sido comprovado, todo lançamento de hotsite, campanha ou newsletter notamos um aumento considerável de atendimentos pela Central Fiat”, finaliza.