Em continuidade à seqüência de estudos, o Provar (Programa de Administração de Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Canal Varejo – Consultoria em Varejo de Bens e Serviços e com a e-bit, publicam a nova edição da “Série Expectativa de Consumo na Internet”, que a partir de agora passa a se chamar “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra na Internet” com foco na movimentação do setor para o trimestre de outubro a dezembro de 2007. Os internautas que não manifestaram interesse em comprar no varejo virtual foram representados por 14,5% dos entrevistados. Na pesquisa referente ao trimestre anterior 14,6% informaram que não pretendiam efetuar compras por esse canal de varejo.
Realizada com aproximadamente 2 mil internautas localizados no Estado de São Paulo, na segunda quinzena de setembro de 2007, sendo 65% residentes na Grande São Paulo. A pesquisa confirma que livros, CD’s, DVD’s e revistas continuam ocupando o primeiro lugar no ranking de intenção de compras on-line. Neste trimestre, esses produtos são alvos de interesse de 47,7% dos e-consumidores. Como tem sido observado desde as primeiras pesquisas referentes à expectativa de consumo na Internet, os homens são maioria dentre os participantes. No levantamento atual, eles estão representados por 55% dos internautas, enquanto o público feminino somou 45% de respondentes.
O percentual de intenção de compras de itens que compõem o segmento de “Eletroeletrônicos” teve uma pequena diminuição em relação ao último trimestre do ano passado. Os interessados somaram 32,7%, e no último trimestre da pesquisa (outubro – dezembro) em 2006, essa era a intenção de compras de 37,6% dos participantes. Em relação aos itens da “Linha Branca” apresentou uma diminuição. No estudo de julho a setembro, essa expectativa de consumo esteve entre 15,1% das pessoas que participaram da enquete. Na pesquisa atual, os itens desse segmento são objetos de desejo de 14,7% dos entrevistados. O gasto médio na maioria dos segmentos será de até R$ 300,00. A mesma tendência foi percebida no trimestre anterior.