A Natura ocupa a 10ª posição entre as 100 empresas mais inovadoras do mundo, segundo lista anual divulgada pela versão norte-americana da revista Forbes. A empresa é a primeira brasileira a aparecer no ranking (www.forbes.com/innovative-companies/list/).
O jeito de fazer inovação na Natura incorpora inovação aberta e sustentabilidade. Por exemplo, o projeto SAF Dendê comprovou a viabilidade de produção de óleo de palma em um sistema agroflorestal que combina o cultivo da palma com outras espécies vegetais, e garante uma produção mais sustentável da espécie.
Em 2012, a Natura destinou R$ 158,9 milhões de sua receita líquida para inovação e lançou 104 itens. A empresa acredita no modelo de inovação aberta com parcerias no País e no exterior, e investiu, recentemente, por meio de seu programa Natura Campus, o valor de R$ 6 milhões por meio de edital, contemplando 13 projetos. O Natura Campus tem como objetivo fomentar a inovação por meio da formação de redes colaborativas.
Além disso, a empresa desenvolve o Programa Amazônia, que deseja ser responsável por gerar e difundir conhecimento com alcance global “na”, “sobre” e “para” a região, ativando e coordenando redes de conhecimento locais, nacionais e internacionais. A meta, até 2020, é envolver cerca de mil pesquisadores em rede, entre colaboradores Natura e membros de instituições de ciência e tecnologia.
Em junho deste ano, a Natura lançou o Cocriando Natura, rede aberta de inovação que convida as pessoas a colaborar e cocriar por meio de ideias, percepções, histórias e pontos de vista junto com os desafios de inovação da Natura. No mês seguinte, a empresa assinou com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IPT, e a Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial, Embrapii, contratos para desenvolvimento de novos projetos.
Atualmente, a Natura possui centros de Pesquisa e Desenvolvimento em Cajamar (SP), Benevides (PA), um centro de conhecimento em Manaus (AM) – Núcleo de Inovação Natura na Amazônia, Nina – e HUB USA (Boston e NY). O índice de inovação da empresa, nos últimos dois anos, é de 67,2%. Conectada com o espírito da época, a Natura continuará transformando os desafios da sociedade em oportunidades de negócio.