Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos

Foco na jornada do cliente com inovação

CEO do Mercadão dos Óculos descreve o modelo de franquia que padroniza uma experiência bem-sucedida

O segmento de Saúde, Beleza & Bem-estar, no qual se insere o mercado de óculos, cresceu quase 15% no primeiro trimestre deste ano, segundo a ABF, Associação Brasileira de Franchising, representando faturamento de R$ 14 bilhões. Colaborando para esses números está o Mercadão de Óculos, que já alcança mais de 750 franqueados, graças ao modelo de negócio que envolve lojas de rua, marca própria e tecnologia embarcada. Isso vem permitindo produzir produtos com qualidade a preços mais acessíveis que os de grife. Detalhando como se desenvolveu esse modelo que já começa a ultrapassar as fronteiras do País, Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos, participou, hoje (30), da 955ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

O negócio de franchising da empresa foi iniciado 10 anos atrás, após dois anos de funcionamento do projeto piloto, em São José do Rio Preto (SP), com o objetivo bem claro, segundo Gustavo, de ser uma ótica popular. A proposta era ter uma grande maioria de lojas de rua, trabalhar com marca própria e, não tendo que pagar royalties para grandes marcas, oferecer um produto com a mesma qualidade a um custo 30% a 40% mais e conta. “O nosso formato de franquia veio se atualizando e adaptando o modelo de negócio ao longo do tempo, tornando-nos uma das redes de franquias mais premiadas no mercado, graças também a um braço muito forte de ESG, que dá à rede grande visibilidade.”

Com um sócio que há 40 anos trabalha e conhece profundamente a área, eles puderam vislumbrar o nicho a ser seguido. De acordo com o CEO, óculos com armações e lentes de marca própria já existiam no mercado, mas atuavam isoladas e misturando a comercialização com as marcas de grife. “Percebemos a oportunidade de criar uma rede que aproveitasse a vantagem em custo-benefício da marca própria com alta qualidade, às classes mais populares que careciam de um atendimento a essa necessidade.”

Indagado sobre como surgiu a ideia de trazer inovação para esse nicho, Gustavo respondeu que esse é o papel da franqueadora, enquanto o franqueado, que é o sócio regional, o operador do negócio, fica focado no melhor atendimento possível aos consumidores, fazendo cumprir a jornada desenhada pela franqueadora, “cabe a esta trazer inovações, oportunidades de mercado, investir em tecnologia e em tudo que possa aprimorar a experiência do cliente dentro do ponto físico, porque esse é o melhor caminho para fidelizar”. Apesar de inovar também em produto, o executivo explicou que, para criar clientes fiéis, nada substitui uma experiência 360 graus, que de ponta a ponta agrade ao cliente. “Portanto, o foco sempre está na jornada, seja na venda ou na assistência técnica.”

Perguntado sobre qual o fator que impulsionou o crescimento para mais de 750 franquias ele respondeu que foi o conjunto do modelo oferecido. “Desde o início é a nossa proposta de loja de rua, com marca própria, de deixar os produtos em vitrines abertas e embarcando tecnologia no ponto físico. Isto é o que nos permite oferecer lentes de fabricação própria, empoderando o consumidor na tomada da melhor decisão. Enfim, é um mix de tudo isso que atrai o franqueado.”

Uma das principais inovações do Mercadão dos Óculos é o totem digital que tem como principal função o visagismo. Trata-se de identificar o formato do rosto do cliente, identificando qual armação melhor se harmoniza. Além disso, o equipamento faz o mapeamento da visão, permitindo identificar qual o perfil de lente que melhor se adapta à realidade daquela pessoa, além de fazer uma pequena anamnese para saber como e quando esse cliente utiliza seus óculos. “Então, tudo isso nos possibilita indicar o melhor produto, de forma personalizada.” O CEO detalhou ainda a diferença dos perfis regionais do cliente, a forma como ouvem a rede de franqueados, o crescimento do sistema de franchising no País e as ações de ESG da rede de franquias.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 954  lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (01), recebendo Alexandre Nedel, CCO da Haribo no Brasil, que falará da estratégia de crescimento com PDV e mídia on-line; na quinta, será a vez de Rafael Souza, diretor de negócios da Vuon; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Loyalty: Para onde caminha o mercado de fidelização?”, reunindo Martin Holdschmidt, presidente da ABEMF, Thiago Brandão, CEO e cofundador da Loyalme, Márcia Martinez, head do clube giro, e Marina Montenegro, estrategista e pesquisadora de tendências na Rethink.

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