A Fosbrasil, empresa química de purificação de acido fosfórico, optou pelo módulo fiscal da Alliance para realizar os controles e registros fiscais e geração de arquivos magnéticos. Integrado à solução ERP de gestão empresarial, o Gerenciador Fiscal (GF) apresenta como diferencial a adaptação às necessidades fiscais da empresa e do mercado brasileiro.
No ambiente anterior à implantação do software ERP, a Fosbrasil precisava gerenciar diversos softwares e sistemas. Somente nas áreas administrativa e financeira havia um fornecedor para o sistema contábil, outro para o sistema fiscal e softwares complementares que geravam os arquivos magnéticos a serem entregues aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais. “Cada área da empresa tinha o próprio sistema de informação desenvolvidos com tecnologias distintas, fornecidas por empresas diferentes e sem integração automática”, conta Alexandre Belopede, coordenador de TI da Fosbrasil. A definição pela implantação de uma única ferramenta ERP foi justamente a necessidade de integração de toda a estrutura tecnológica de gestão da empresa.
No total, três companhias participaram da seleção para fornecimento do módulo fiscal que seria integrado ao SAP da Fosbrasil. Além de comparar os investimentos e despesas de cada solução, a área de TI fez uma lista comparativa das operações efetuadas na Fosbrasil, os recursos que o sistema de gestão escolhido dispunha e as necessidades da área fiscal. A definição da Alliance como fornecedora da solução se deu em maio de 2004, durante o levantamento dos negócios da Fosbrasil e seus processos, no projeto de implementação completa do ERP. O início das operações foi em julho de 2004, apenas 45 dias após o início da implantação.
Na nova estrutura, o operacional fica centralizado em uma pessoa, que recebeu treinamento junto com o supervisor para conhecimento da solução. “A ferramenta GF da Alliance faz praticamente sozinha toda a parte de recolhimento de impostos, gerando automaticamente um arquivo e fazendo atualização em tempo real”, conta Belopede. Além da redução no tempo de digitação, o sistema é atualizado a cada alteração da legislação, oferece suporte técnico, possibilita registro de inventário, registro de controle da produção e estoque. Segundo o executivo, o novo sistema totalmente integrado permite a ele – e igualmente aos profissionais de outras áreas – maior foco em planejamento estratégico ao invés de estarem envolvidos com a solução de problemas ou processos manuais.
Além disso, atualmente na área contábil, os processos foram bastante simplificados pelo GF da Alliance. Por exemplo, quando o responsável digita uma nota fiscal de compra de material, os dados da nota atualizam os dados fiscais automaticamente no sistema Alliance. Esse modelo evita retrabalho, e os riscos de erros, melhor benefício. No antigo sistema fiscal mais de 1.000 notas-fiscais de entrada mensais eram digitadas uma a uma. Considerando-se que cada nota precisava uma média de 30 segundos para ser digitada, com a integração do GF da Alliance houve uma redução de mais de 8 horas dedicadas somente à essa atividade.