A PicPay, startup que desenvolve soluções de mobile wallet, já disponibiliza aos usuários do iPhone, e em breve também aos adeptos do Android, um aplicativo de mobile commerce. A empresa criou uma plataforma transacional que permite aos consumidores fazerem as compras usando a câmera do celular ou do tablet, bastando, para isso, capturar o código PicPay, que pode ser veiculado pelos anunciantes em qualquer mídia, seja impressa, como jornais, revistas, cartazes e painéis, ou em qualquer tela, como em desktops ou na TV. Depois de baixar o aplicativo, o consumidor insere uma única vez os dados do seu cartão de crédito e já pode começar a fazer suas compras.
“Com nossa solução, os anunciantes conseguem agora inserir códigos em suas campanhas on-line ou off-line, que são decifrados pelos leitores do PicPay por meio da câmera, aumentando assim as taxas imediatas de conversão. Com o PicPay, as empresas não apenas criam um maior engajamento com os públicos, mas possibilitam que façam compras no exato momento em que são atingidos pelas ações de mídia”, assinala Anderson Chamon, sócio-fundador da PicPay. “Assim, mais do que fazer apenas branding, os anunciantes conseguem, efetivamente, vender, reduzindo as taxas de dispersão e ampliando o retorno do investimento em publicidade”, acrescenta Diogo Roberte, Diretor de Negócios e também sócio-fundador da startup.
Com investimentos, feitos pelos sócios e investidores-anjo, de R$ 2,3 milhões para criação da empresa e desenvolvimento do aplicativo, a PicPay é resultado da experiência dos criadores no comércio eletrônico. “O grande desafio dos códigos sempre foi o tamanho da área de impressão, já que até então precisavam ser muito grandes para permitir a leitura e ocupavam muito espaço nas peças publicitárias. O código PicPay não precisa ser impresso com muito contraste e ocupa uma área de apenas 30 X 30 pixels, o que aumenta muito a distribuição pelas diferentes mídias”, explica Anderson Chamon. “E para atingirmos uma grande base de consumidores, fechamos parceria com a Cielo, o que já viabilizou aceitarmos as mais importantes bandeiras de cartão de crédito”, completa Roberte.
Recém-lançada, a empresa já conta com alguns clientes em sua carteira, que utilizam a tecnologia de formas distintas, como o caso da Perfumagi, e-commerce de perfumes e cosméticos, que utiliza a PicPay em sua página virtual. Já a Ybera, empresa que trabalha com artigos para cabelos e profissionais do ramo, a Supflex, fabricante de prancha de stand up paddle inflável, a Kanui, e-commerce de artigos esportivos e a revista Fluir, especializada no mercado de surfe, utilizam a nova tecnologia em ações off-line, campanhas de e-mail marketing e no Facebook.