Com inscrições já abertas para healthtechs e scitechs, prêmio reconhece startups que mais crescem no Brasil
A Aevo, especializada em gestão da inovação e estratégia anunciou o lançamento, em parceria com a Fundação Dom Cabral, do Growth Startups Ranking, premiação que visa reconhecer, em seis categorias, as startups brasileiras que mais cresceram nos últimos cinco anos. O objetivo é incentivar uma cultura de inovação aberta e promover a interação entre empresas e startups e as primeiras categorias que já podem se inscrever, até 4 de outubro, são as healthtechs e scitechs.
“Com a inovação no nosso DNA, queremos impulsionar essa cultura em todo o ecossistema brasileiro. Reconhecer as startups que mais crescem por meio da inovação é uma forma de fortalecermos esse ambiente transformador e mostrar, na prática, como essas soluções tecnológicas estão revolucionando o mercado brasileiro. O lançamento do Growth Startups Ranking é mais uma iniciativa que reforça o nosso compromisso de promover inovação em todo o Brasil, evidenciando essas startups para o mercado”, explicou Luis Felipe Carvalho, CEO da Aevo.
Para avaliar o crescimento das startups brasileiras, a Fundação Dom Cabral realizará a análise quantitativa e qualitativa de todas as empresas que se inscreverem no ranking. Na primeira etapa, a FDC vai avaliar as informações preenchidas no formulário sobre o crescimento do negócio, percentual de receita e colaboradores da startup, desde sua fundação. Na segunda etapa, o time irá analisar o grau de novidade do negócio e destaques em premiações e acelerações, das 20 startups que melhor se posicionaram na primeira fase de avaliação.
“As startups compreendem um universo muito rico e dinâmico dentro do ambiente de negócios. O Ranking poderá nos ajudar a entender como funcionam e quais são seus desafios para que permaneçam relevantes e longevas neste ambiente”, comentou Hugo Tadeu, professor e diretor do núcleo de inovação e empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.
Startups escaláveis
O ranking é destinado para startups e scale-ups em diferentes estágios de maturidade e ecossistemas. Para serem elegíveis ao ranking, as empresas interessadas devem possuir um modelo de negócio inovador, produto ou serviço escalável na categoria desejada, CNPJ ativo, mais de 3 pessoas na equipe, ter operações no Brasil e ter sido fundada há menos de 10 anos. Além de cumprirem os critérios de avaliação como: inovação, escalabilidade, tração e impacto, independente do momento de maturidade do negócio.
“Buscamos escolher critérios que permitam que startups de diferentes estágios consigam ser elegíveis a serem reconhecidas. Nesse sentido, vimos que o conceito básico de uma startup é ela ser escalável, muitas vezes vemos startups que cresceram mais com um “inchaço de pessoas e recursos”. Assim, o principal critério é startups que conseguiram ter um percentual de crescimento de receita alto, a partir de um crescimento baixo de funcionários”, afirmou Rodrigo Penna, pesquisador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.
Entre os hubs parceiros do ranking estão as empresas Green Rock, Connext Health, Hihub.Tech. O cronograma das demais categorias que farão parte do Growth Startups Ranking é o seguinte:
FinTechs e InsurTechs: outubro;
ESG: novembro;
PropTechs e ConstruTechs: dezembro;
IndTechs: janeiro de 2024;
EdTechs: fevereiro de 2024.