Fundação Dom Cabral lança Pra>Frente Play

Plataforma de streaming reúne conteúdo para empreendedores populares

0
39

A Fundação Dom Cabral (FDC) anunciou o lançamento, este mês, da Pra>Frente Play, plataforma de streaming de conteúdo, totalmente gratuita para as pessoas que serão capacitadas ao empreendedorismo. O objetivo, este ano, é preparar 5.500 pessoas, em continuidade ao projeto instituído em 2020. Diante da constatação do número crescente de pessoas que perderam a renda durante a pandemia, a FDC já havia disponibilizado a “Pra>Frente” com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico por meio da educação em Gestão e Empreendedorismo para empreendedores populares. 

No projeto piloto, a iniciativa transformou a vida de mais 800 pessoas em 9 meses, sendo 602 empreendedores populares e 200 voluntários, que atuaram como mentores. “Assim como a vacina e o distanciamento social representam as melhores formas de combate à Covid-19, consideramos a educação como o principal remédio para a redução da pobreza”, explicou Ana Carolina Almeida, líder do Movimento Pra>Frente, iniciativa que vem sendo viabilizada com o apoio de dois tipos de parceiros: as organizações sociais e as empresas patrocinadoras.  “Nossa meta é ambiciosa. A plataforma tem o potencial de capacitar 1 milhão de pessoas com o apoio do ecossistema”.

O Pra>Frente Play oferece conteúdo em formatos diferentes, com vídeos, podcasts, e-books, quiz e missões. Tudo é bem acessível, com navegabilidade otimizada e funcionalidades simples.  Com jornadas individualizadas, o usuário navega pelo cardápio e escolhe o conteúdo que faz sentido para ele no momento do acesso. Para garantir uma boa conexão, a plataforma foi planejada para ter baixo consumo de dados e é interligada ao WhatsApp.

A metodologia do plataforma é proprietária da FDC. Foi desenvolvida para aproveitar o melhor de cada indivíduo para criar um ponto de virada para quem já é empreendedor e também para quem deseja (ou precisa) ser. Mais que uma plataforma digital, o Pra>Frente Play é uma jornada de aprendizagem que combina conteúdo e entretenimento de um jeito divertido e aplicável ao negócio.

A cada série disponível na plataforma, o empreendedor é desafiado a cumprir uma missão. Assim, a FDC garante que o conhecimento está sendo levado para a prática. Cada missão tem um indicador e, dessa forma, a Fundação Dom Cabral cria um padrão que permite desenvolver uma base ampla de dados sobre a aplicabilidade.

Além dos especialistas da FDC, o Pra>Frente conta com  decoladores. Este é o nome dado pela Fundação Dom Cabral aos mentores voluntários, que contribuem com os empreendedores populares, oferecendo apoio psicossocial, ajudando com novas ideias, compartilhando experiências e acompanhando a evolução dos resultados. Com base nos perfis, a própria plataforma conecta, automaticamente, o decolador ao empreendedor popular. Hoje, já existem 700 mentores cadastrados. O Pra>Frente Play também tem conteúdos desenvolvidos para os voluntários, capacitando-os para o atendimento. Com o login, eles navegam numa versão própria para eles. 

O Pra>Frente Play é destinado exclusivamente para empreendedores populares (MEIs e informais) e decoladores que serão capacitados. Inscrições podem ser feitas diretamente pelos empreendedores populares por meio das redes sociais do Pra>Frente e pelo site: https://prafrente.fdc.org.br