Gama Filho amplia serviços via Web

A Universidade Gama Filho, lançou em 1999, um sistema de atendimento via Web. Desde então, vem registrando aumento na sua utilização. Para se ter uma idéia, recebeu 5.300 rematrículas pela internet no último período, um aumento de 45% desde o lançamento. Agora, a instituição disponibilizou a digitação de ata de notas, que permite aos 1.500 professores da UGF lançar graus e faltas fora da faculdade. “A adesão dos professores já passou de 30% em apenas um semestre de funcionamento. Nossa expectativa é que no fim do processo de entrega de graus, no início de julho, aumente mais 15%”, afirma Paulo Ferreira, coordenador do núcleo de tecnologia da UGF.

Desta forma, os professores ganham comodidade; podem corrigir as provas e fazer o lançamento das notas de casa e os alunos e/ou responsáveis podem acompanhar, via web. Ferreira também destaca aplicações administrativas usadas pelos funcionários, como a impressão de documentos acadêmicos e o acesso rápido a informações.

O sistema atende às necessidades de muitos alunos que moram em outros estados. “As comodidades incluem consulta de dados cadastrais, notas, horários de aula, disciplinas disponíveis, débitos, elaboração do plano de estudos, acesso a grades de horários de provas e solicitação de mudança de turno, sem sair de casa”, afirma o coordenador. A UGF incluiu ainda a emissão de boletos de pagamento aos usuários da intranet, o que em caso de extravio, propicia ao aluno, a qualquer momento, solicitar a impressão de segunda via, diretamente na Universidade. Em breve, os alunos poderão também solicitar documentos pela Internet como histórico e totais para declaração de imposto de renda.

Segundo Ferreira, a implementação dos serviços foi possível graças à ferramenta “WebPublish”, da Attachmate, um sistema que permite a publicação de aplicações do mainframe na internet. Assim, é possível realizar transações on line por meio de navegadores padrão de mercado, sem que se tenha que acessar diretamente as aplicações do host ou reescrevê-las para linguagem HTML. Depois dessse projeto, o próximo passo será ampliar a utilização remota do sistema, o que deve reduzir o número de impressões. Para tanto, o núcleo de tecnologia vai realizar uma pesquisa junto alunos sobre a forma como preferem receber as informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima