Ganhando a confiança do cliente

Autor: Diego Contezini
Querendo conquistar mais espaço no mercado? Contar com uma boa reputação, com credibilidade e com a confiança dos seus clientes já é um bom começo. Mas como conseguir tudo isso? A receita para o sucesso está bem aqui: confira os passos abaixo!
– Entregue algo de valor: credibilidade, confiança e reputação são bens intangíveis que as empresas conquistam ao longo dos anos, oferecendo produtos e serviços que realmente agreguem valor para o cliente. Sendo assim, não oferte qualquer coisa ao seu consumidor, vá além do que ele pede e procure dar a melhor opção. Caso não tenha a solução que ele procura, não tente remendar com alguma outra oferta fora de contexto. Melhor dizer que não pode atender ao que ele necessita do que sair com a imagem manchada depois.
– Comunique os reais atributos do produto: supervalorizar seu produto ou serviço pode acabar sendo um tiro no pé, pois seu cliente facilmente descobrirá que o que lhe foi prometido não corresponde à realidade. Seja sincero, abra o jogo e diga o que realmente tem para oferecer. Especifique as limitações do seu produto ou serviço e indique o melhor uso. Seu cliente sentirá mais confiança em você.
– Prometa apenas o que pode cumprir: muitos empreendedores, na ânsia da captação de clientes, prometem além do que podem cumprir. Não conseguem, porém, perceber o impacto desse tipo de ação na imagem da empresa. Se você não entrega aquilo que prometeu, sua imagem e reputação ficam abaladas perante o cliente, sem mencionar que ele, muito provavelmente, não voltará a comprar de você.
– Cobre o valor real do produto: aumentar o faturamento da sua empresa superfaturando seus produtos não é o melhor caminho. Com o acesso à informação cada vez mais facilitado, seu cliente vai rapidamente saber que você está praticando preços fora do mercado e correrá para a concorrência. É preferível conquistar sua parcela de mercado aos poucos, com um trabalho honesto e profissional, do que criar artimanhas para tentar furar a fila e chegar à frente.
– Faça o seu pós-venda funcionar: por maior que seja a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, pode ser que o seu cliente fique insatisfeito e acione sua central de atendimento para solucionar algum problema. Nesse momento, de nada adianta tentar achar culpados. É preciso atender o consumidor da melhor forma possível e resolver o que o está incomodando. Então faça o seu pós-venda funcionar perfeitamente, com treinamento adequado e pessoas que tenham perfil para atender possíveis clientes bravos e insatisfeitos.
– Deixe tudo às claras: sua equipe errou? Assuma. Nada de esconder os fatos e tentar contornar a situação com desculpas. Assumir a responsabilidade pelos atos da empresa e sanar qualquer problema com o máximo de empenho vão mudar sua atitude perante os clientes, e, consequentemente, a atitude deles com relação à sua empresa também mudará. Sua credibilidade e sua reputação no mercado só têm a ganhar com isso.
– Respeite a concorrência: atacar a concorrência pode parecer uma alternativa quando o cliente começa a fazer comparações. Fuja desse tipo de situação, pois você não conhece a realidade dos seus concorrentes e não pode responder por eles. Ao invés de partir para o ataque, destaque seus diferenciais, elenque as vantagens de o cliente comprar na sua empresa e seja o mais imparcial possível.
– Estabeleça parcerias de sucesso: nada melhor do que ter seu nome atrelado a empresas reconhecidas no mercado por ofertarem produtos e serviços de qualidade. Portanto, estabeleça conexões com quem pode engrandecer a sua marca e aumentar a credibilidade dos seus produtos.
 
Diego Contezini é COO do Assas.com.

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