Gartner avalia terceirização nas empresas

Cada vez mais as empresas estão adquirindo serviços de aplicativos e estão sendo pressionadas para terceirizar rapidamente uma parte do seu trabalho para gerar redução de custos. As empresas têm metas específicas para transferir uma parte do seu trabalho com aplicativos a outros países próximos ou distantes da demanda, aproveitando o modelo global de aquisição de prestadores externos de serviços (ESPs). A urgência está em reduzir os custos tirando proveito da arbitragem de mão-de-obra fora do país. Segundo o Gartner, líder mundial no fornecimento de pesquisas e análises sobre tecnologia da informação, até 2008, as práticas seletivas de terceirização resultarão em uma abordagem de terceirização exclusiva de aplicativos, plataforma ou desempenho, em até 80% dos casos.
Entretanto, atualmente, a terceirização de aplicativos está sendo adotada, muitas vezes, sem a racionalização necessária, sem alinhamento entre as unidades de negócios e sem um exame cuidadoso das opções à disposição. Em levantamento realizado pelo Gartner, muitas empresas citam a redução de custos como principal motivação para a terceirização dos seus aplicativos, entretanto, depois de pensar melhor, afirmam que a utilizam para transformar suas atividades de negócios.
“Se as empresas observarem suas estratégias de contratação e seus planos de terceirização de aplicativos, muitas vezes elas encontrarão um desalinhamento entre as metas de terceirização e as decisões subseqüentes do ciclo de vida de contratação que serão tomadas”, explica Allie Young, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima