Gastos com Natal foram menores

Diante das instabilidades econômicas e políticas de 2015, o brasileiro preferiu gastar menos nas festas de fim de ano em comparação com o mesmo período de 2014. De acordo com dados divulgados pela Kantar Worldpanel, o valor investido em presentes de Natal, por exemplo, foi menor do que no ano anterior. O levantamento ainda aponta que a maior parte das pessoas ouvidas pretendia aguardar as promoções pós-festas para fazer compras. 
Também como forma de economizar, apenas parentes mais próximos e cônjuges entraram na lista dos presenteados. Os filhos apareceram em primeiro lugar (79,3%), seguidos por esposas/maridos/namorados (61%) e mães (48,5%). Amigos próximos e colegas de trabalho aparecem na base do ranking, com, respectivamente, 22,7 e 6,8%. Os preços foram mais valorizados do que as marcas na hora da escolha do mimo, em sua maioria eleitos por ser algo que o presenteado estava precisando.  
Reunião tradicional de fim ano, o amigo secreto não contou com a participação da maior parte da população – 52% dos entrevistados afirmaram que estavam fora da brincadeira. Aqueles que não abriram mão da confraternização preferiram trocar os presentes apenas com os familiares. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima