Para melhorar cada vez mais o atendimento ao cliente, a rede de supermercados e farmácias Gbarbosa, presente nos estados da Bahia e Sergipe, promoveu uma ampliação do ambiente de TI. O projeto, iniciado em dezembro de 2005, foi elaborado e implementado pela Cimcorp, integradora e provedora de soluções de tecnologia da informação e outsourcing. O valor total do investimento foi de aproximadamente R$ 360 mil.
O trabalho foi realizado devido a necessidade da companhia em aumentar sua capacidade de armazenamento de dados e de diminuir o tempo de resposta do backup da empresa. De acordo com Jadson Almeida, gerente de informática da GBarbosa, a arquitetura de armazenamento SCSI/DAS (Direct Attached Storage) usada anteriormente causava baixa performance na entrada e saída de dados e não dispunha de tolerância a falhas. “Além disso, nosso backup anterior era descentralizado, pois era realizado em servidores diferentes com bancos distintos, o que o tornava muito demorado”, afirma.
Para melhorar a performance, foram adquiridos um storage EMC CX 500 e a ferramenta de backup BrightStor ARCServe, da Computer Associates, além da implantação da solução e revisão da política de backup.
Almeida informa que, após a instalação, houve uma redução do tempo de acesso ao backup em aproximadamente 50% e um ganho de performance na entrada e saída de dados superior a 30%. “Agora também temos o gerenciamento centralizado com envio de relatórios por e-mail, redução dos problemas de time-out e alta disponibilidade do storage, com aumento da janela de manutenção”, conta o executivo. E os benefícios não foram apenas para os funcionários da empresa. O atendimento aos clientes da rede Gbarbosa está mais ágil, com maior rapidez na consulta dos dados e maior segurança dos arquivos disponíveis nas aplicações da companhia.