Por ser aplicado a todos os segmento de mercado, seja indústria, comércio, serviço e utilities, o geomarketing começa a ser agregado como mais um diferencial dos projetos das empresas prestadoras de serviços. A Atento é um exemplo desta prática. Há um ano, a empresa adotou o novo sistema, motivada pela necessidade de oferecer aos seus clientes uma solução completa de atendimento/relacionamento via contact centers.
“O geomarketing é um serviço de valor agregado às operações da Atento, é parte da solução adotada”, anuncia o diretor de produtos da empresa, Marcelo Alves. “Adotamos o geomarketing pela riqueza de informações geradas e pela sua importância no apoio a decisões estratégicas para as empresas, agregando valor ao data minig a ao database e criando inteligência para os negócios e relacionamentos.”
Segundo ele, os principais objetivos destas aplicações são segmentar geograficamente a potencialidade dos clientes, identificar pontos-de-venda, lançar e posicionar produtos e serviços, analisar clientes próprios X potenciais em relação ao perfil dos atuais, desenhar estratégias comerciais em função da situação e da competência, analisar graficamente os resultados de ações comerciais, mapear a concorrência, selecionar geograficamente prospects ou clientes por localização geográfica, entre outras funções.
Para iniciar este serviço, a Atento investiu em hardware, software e recursos humanos especializados. O software Mapinfo Profissional, desenvolvido pela Geograph, e os mapas digitais da Multispectral são ferramentas tecnológicas deste projeto. Complementando o serviço estão as informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que oferecem, entre outras coisas, a possibilidade de trabalhar com dados sócio-econômicos do censo. Estudos de campo também são integrados aos estudos dos mapas digitais, oferecidos pela Multispectral.
As informações obtidas pelo sistema de geomarketing se referem ao número de habitantes distribuídos por renda, idade e sexo; taxa de crescimento da população; densidade demográfica; estrutura urbana da cidade (transporte, zoneamento, sistema viário); perfil de concorrentes; pólos geradores de tráfego (shoppings centers, universidades, hipermercados); quantidade de empresas e de empregados na região. Além de analisar o comportamento do consumidor.
“Estes dados são avaliados segundo a necessidade de cada cliente”, esclarece Alves. “O mercado de geomarketing no Brasil está crescendo à medida que as empresas estão descobrindo o potencial valor agregado desse serviço”, ressalta. Existem três situações em que a solução é mais aplicada: quando o negócio já está atuando e o cliente quer ampliar com novas filiais; quando se tem a idéia de um novo negócio e faz-se a busca de áreas possíveis para a implantação do projeto; e no estudo da vocação negocial, ou seja, quando o cliente já tem o espaço físico para atuar e não sabe qual negócio implantar.
A Multispectral Mapas Digitais fornece fotos aéreas e banco de dados com mais de 3,6 milhões de endereços de empresas para estudo, segmentados por ramo de atividade, faixa de funcionários e de faturamento. E atende a cerca de 600 clientes com a comercialização de licenças para a utilização de mapas digitais geocodificados.
As fotos aéreas são captadas por uma aeronave, geralmente em uma escala de 1:15000, resolução essa capaz de identificar, nas fotos, um objeto de 30 centímetros no solo. “Nosso objetivo é captar fotos de todas as capitais do Brasil”, adianta o sócio-diretor da Multispectral, Maximiliano Donozor Pacífico. “Hoje, temos um acervo com fotos da Grande São Paulo, Grande Campinas, Baixada Santista, e já iniciamos as captações no Rio de Janeiro.”
A origem dos mapas digitais está nas cartas de prefeitura e no aerolevantamento. Os mapas adquiridos pela prefeitura são vetorizados por softwares em mesas específicas. Após a produção de vetores, segue o processo de levantamento e inserção de informações, os quais incluem ruas, CEPs, vias e pontos da cidade levantados por equipes de campo. Mapas com informações são usados para georeferenciar banco de dados, o que se traduz por análise de informações de uma perspectiva geográfica.
Certa das oportunidades ainda a serem exploradas, a Multispectral Mapas Digitais prepara-se para oferecer ao mercado serviços de geomarketing, em parceria com a empresa latino-americana Pampa Bytes do Brasil. “Vamos entrar nessa parceria disponibilizando os mapas, o banco de dados e as fotos aéreas, e a Pampa realizará as análises por meio de software de tecnologia própria, integrado à solução Mapinfo”, comenta Maximiliano.
Atuando no mercado latino-americano há 13 anos, especificamente no setor de marketing e tecnologia, a Pampa Bytes chegou ao Brasil em 2001, com o objetivo de fornecer soluções de marketing intelligence para transformar a informação dos clientes e prospects em conhecimento.
“Com a parceria, vamos aplicar a nossa expertise no setor de marketing, unindo-nos à infra-estrutura da Multispectral para fornecer os serviços de geomarketing”, acrescenta o gerente geral da Pampa Bytes Brasil, Marcelo Delucchi. “Vamos aplicar a dimensão geográfica para apoiar os processos de decisão nas áreas de marketing e vendas”, avalia.
Estes serviços incluem o Business Location Services, que auxilia as empresas na escolha das melhores decisões referentes a localizações, identificar e aproveitar oportunidades de negócio e alcançar seus objetivos. O Site Location identifica locais para o negócio e o Site Audit analisa a localização atual e as interações.
O apoio tecnológico é essencial para estes projetos. Tanto que já se percebe um movimento crescente no mercado de geoinformação. Freqüentes feiras de negócios permitem que as empresas desenvolvedoras de softwares para Sistemas de Informação Geográficas (GIS) demonstrem suas soluções. No fundo, o objetivo de eventos desse tipo é contribuir para a disseminação do conhecimento e do aumento da competitividade do setor de geotecnologias, por meio da diversificação da oferta de produtos e serviços no mercado.