Criado em 2003 e localizado estrategicamente para abastecer e acompanhar o crescimento da Dicico, o Centro de Distribuição (CD) da empresa facilita e agiliza todo o processo de recebimento e entregas de mercadorias.
Com aproximadamente 150 funcionários, o CD expede mensalmente cerca de 15 mil toneladas de produtos. Com um software desenvolvido pela própria Dicico, a entrada do material é controlada com a digitalização da nota fiscal na Área de Recebimento e todo processo de conferência é feito via rádio freqüência, o que torna a ação ainda mais eficaz. Após o recebimento, o próprio software determina onde o produto deverá ser posicionado na Área de Armazenamento. Depois, na Área de Separa os pedidos de cada cliente são direcionados e dispostos em “boxes” diferentes, para que o Setor de Expedição, onde é feito o carregamento e a entrega dos materiais por meio do setor de transportes, os retire separadamente. Hoje em dia, aproximadamente 60% das vendas da Dicico são entregues diretamente nas casas dos clientes.
Com todo esse processo de controle, o programa permite uma grande economia de tempo e dinheiro para todo o setor e para a própria Dicico, com a diminuição do custo de frete e entrega mais rápida das mercadorias em cada uma das lojas da empresa.
Para o diretor de Logística da empresa, Gerson de Paula, a área de logística é um agregador de vendas para a Dicico. “A partir de todo este controle garantimos a entrega em 24 horas e isso é um diferencial nosso em relação aos nossos concorrentes, pois esta agilidade só é alcançada por quem investiu muito em tecnologia para conseguir efetuar as entregas com eficiência em tempo recorde, o que não é feito pelas demais empresas do setor”, afirma.
O Centro de Distribuição da empresa, ainda tem uma área de centralização de entregas (cross-docking) de dois mil m2 para fornecedores de Auto Serviço, onde os fornecedores efetuam a entrega de produtos em um só lugar inves de loja a loja. Mais tarde, estes materiais que devem ser entregues às lojas são separados por “boxes”, ou seja, cada loja da rede possui um espaço para a colocação de mercadorias, que são despachadas no primeiro horário de cada dia. Tudo comandado por um software que além de controlar todos os procedimentos do local, traça itinerários, os quais facilitam as entregas, gerando roteiros e controle de produtividade e otimização.