Apple, Google e Coca-Cola são as três marcas mais valiosas, segundo Interbrand e seu ranking Best Global Brands. A lista, que chegou a sua 17ª edição, tem domínio de marcas automotivas e de tecnologia, além da entrada das empresas Dior e Tesla, sob o tema “Anatomy of Growth” (Anatomia do Crescimento) e conta com uma visão privilegiada de como grandes marcas são responsáveis pelo crescimento de grandes negócios. “Está claro que as marcas mais valiosas do mundo não estão apenas contribuindo com a mudança, mas sim conduzindo-a”, afirma o CEO global da Interbrand, Jez Frampton. “Elas entendem a Anatomia do seu Crescimento. Sabem que é um processo complexo, único e pessoal. Elas olham para dentro e para fora, se expandem para novos mercados e criam experiências melhores para crescer seus negócios.”
Tetracampeãs
Entre os principais destaques do estudo está o fato de que, pelo quarto ano consecutivo, Apple e Google ocupam as primeiras posições. A Apple cresceu 5% e tem valor de marca de USD$ 178,119 milhões. Já o Google cresceu 11% em relação ao ranking de 2015 e apresentou USD$ 133,252 milhões de valor de marca. Coca-Cola, Microsoft, Toyota, IBM, Samsung, Amazon, Mercedes-Benz e GE completam o top 10 da lista. Dior e Tesla, estreantes, ocupam as posições #89 e #100, respectivamente.
As cinco marcas que mais cresceram foram o Facebook (48%), Amazon (33%), Lego (25%), Nissan (22%) e Adobe (21%). E as marcas tecnologia e automotivas dominam o ranking deste ano, com 29 posições e o setor de varejo é o que mais cresce (19%), seguido dos setores de esporte e luxo (10%).
“Através deste estudo podemos visualizar claramente qual é a importância da Força da Marca para o crescimento do negócio, algo que defendemos desde sempre.” afirma Daniella Bianchi, diretora da Interbrand Brasil.
O Best Global Brands analisa como uma marca ajuda no crescimento do negócio – desde a entrega de acordo com a expectativa de seus clientes até geração de valor econômico. O ranking é construído com base em três atributos principais, que contribuem para o valor acumulado de uma marca: performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca; papel da marca na decisão de compra do consumidor; força da marca para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa.
Marcas brasileiras
Assim como nos anos anteriores, as marcas brasileiras ainda não atendem aos critérios para entrar no rol das marcas globais mais valiosas. Algumas possuem valor financeiro, porém não têm presença global. A Interbrand acredita que o momento em que nossas marcas estarão entre as mais valiosas do mundo está mais próximo. “As marcas líderes no Brasil buscam um posicionamento global. Mais do que nunca, estão conectadas com as necessidades dos consumidores em todo o mundo. A presença de uma marca brasileira entre as Best Global Brands é uma questão de tempo”, analisa Daniella.