Embora se fale tanto que o brasileiro adora uma fila, na prática a opinião é bem diferente. Tanto que em muitos casos isso chega, inclusive, a ser um ponto de atrito entre clientes e empresas. Quando se trata do setor de aviação, reduzir as filas tem uma importância ainda maior. Foi por isso que a Gol Linhas Aéreas Inteligentes decidiu investir em soluções da Qlik, comercializadas pela Inteligência de Negócios, há dois anos.
Com a plataforma, a Gol conseguiu acelerar o autoatendimento nos totens nos aeroportos, monitorar problemas e auxiliar os passageiros no atendimento. A solução também ajudou a traçar estratégias e monitorar os aeroportos. Segundo Paulo Palaia, diretor de TI da companhia, “é possível medir o tempo médio de atendimento em cada balcão dos aeroportos. Dessa maneira conseguimos direcionar nossos esforços para os lugares que mais necessitam de atenção. Isso ajuda a prestar um serviço melhor para o cliente final”.
A parceria começou em fevereiro de 2015 quando a companhia aérea precisava de uma ferramenta corporativa que fosse capaz de monitorar todo o fluxo de dados da empresa. Hoje, o número de licenças da plataforma Qlik já passa de 200, distribuídas nos 15 painéis de controle interno da companhia. Para a implementação das soluções, a Inteligência de Negócios contou com o apoio da MKTec, parceira de negócios da empresa.
Na área comercial os painéis acompanham as metas de vendas e possibilitam que cada vendedor consiga acompanhar sua performance. O acesso aos indicadores internos também ficou mais ágil. De acordo com Palaia, antes cada área tinha indicadores similares, porém calculados com regras e ferramentas diferentes. “Alguns números apareciam com valores diferentes, sendo que departamentos como Finanças e Comercial mediam os mesmos dados, porém com perspectiva diferente”, disse o executivo. “Com a Plataforma Qlik, temos muito mais conforto na tomada de decisão, já que os dados são centralizados e possuem valores igualitários”, explicou.