A partir de agora todos os clientes da Gol LinhasAéreas Inteligentes terão mais um canal para a realização do check-in: o Twitter. A rede social foi escolhida para dar mais uma opção aos clientes de escolherem a forma que melhor atende o seu momento de viagem. Visando proporcionar assim mais mobilidade, conveniência e agilidade aos procedimentos de apresentação do passageiro antes mesmo de chegar ao aeroporto para o embarque.
A criação do projeto foi feita em parceria com a Ampfy, que já faz a gestão das redes sociais da companhia aérea. “Temos mais de 500 mil seguidores no Twitter, e uma ampla interatividade com os clientes por este canal, o que nos estimulou a criar o serviço pela plataforma. A companhia está sempre buscando inovar e trazer soluções inteligentes aos clientes. Esta novidade é mais uma opção para o cliente fazer o check-in como e onde ele quiser”, explica Lilian Santos Faria, gerente de marketing digital e e-commerce da Gol.
A solução funciona tanto para voos domésticos quanto para internacionais. Hoje os clientes já podem escolher pelas diferentes plataformas para fazer o check-in, agilizando sua viagem. Seja pelo site no computador ou tablet, pelo aplicativo no smartphone, no mobile site em celulares, nos totens de autoatendimento nos aeroportos, seja no balcão.
O lançamento está em linha com a estratégia da empresa de investir continuamente em tecnologias para melhorar a experiência do cliente, em todas as etapas da viagem. A companhia foi pioneira ao implementar o bilhete eletrônico, logo no início de suas operações em 2001, foi a primeira a lançar o web check-in e depois criou o site voegol para dispositivos móveis. Antes mesmo de lançar os totens de autoatendimento nos aeroportos, a companhia aérea ofereceu check-in inteiramente pelo celular e, mais recentemente, lançou o recurso de geolocalização no aplicativo mobile.
“Hoje 80% dos usuários do Twitter seguem pelo menos uma conta de empresa. Esse percentual mostra o quanto as pessoas veem no Twitter um canal de comunicação com as marcas que fazem parte do seu dia a dia. Pensando nisso, o Twitter tem desenvolvido produtos que ajudam as marcas a atenderem seus clientes e facilitarem suas vidas. Acreditamos neste lançamento em conjunto como uma solução inovadora e superprática de check-in, que certamente surpreenderá e encantar os clientes”, comenta Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter para América Latina.
Como funciona?
Para fazer o check-in, basta que o cliente acesse uma conta do Twitter e nela fazer um “tuíte” na timeline, com a hashtag #GOLcheckin. Automaticamente aparecerá uma mensagem privada pedindo ao cliente o código localizador da passagem. Feito isso, o sistema precisará de algumas validações. Primeiro, será necessário escolher o trecho (ida ou volta), que se desejar realizar a viagem. Depois, caso exista mais de um passageiro no mesmo código, deve-se escolher o nome da pessoa que será feito o check-in. Este processo pelo Twitter é individual, e em todas as etapas basta escolher entre as opções que já aparecem na tela.
Na sequência, pede-se a confirmação do número de documento que o cliente levará em sua viagem. A lista de opções segue o padrão exigido pelos órgãos oficiais, como a identidade (RG), carteira de habilitação ou passaporte para os voos internacionais. Caso o cliente seja registrado no programa de fidelidade Smiles, será possível ainda inserir este número para o acúmulo de milhas. O próximo passo é a escolha do assento, que da mesma maneira, é realizado com a digitação do número da poltrona disponível. Esse passo só aparecerá no caso do cliente não ter feito essa escolha no momento da compra. E antes de finalizar, é preciso ler e estar ciente com os termos de responsabilidade. Por último, o cliente terá acesso ao seu cartão de embarque com QR code, que poderá ser apresentado na hora do embarque pelo celular, evitando filas e otimizando tempo.