Gol lança check-in pela web

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A Gol, companhia aérea, lançou para seus clientes o Web Check-in. Com alta tecnologia embarcada, a ferramenta permite que os passageiros cadastrados no site www.voegol.com.br e que estejam viajando apenas com bagagem de mão – com peso máximo de 5 kg – realizem o check-in em qualquer computador conectado a Internet com até três horas de antecedência ao vôo. Depois, basta imprimir o recibo e o cartão de embarque e apresentá-los, juntamente com os documentos originais, na sala de embarque.

Esse sistema foi viável devido à utilização de uma tecnologia chamada .NET, da Microsoft. A ferramenta, possibilitou a construção de uma aplicação que se comunica com o sistema de check-in da Gol, permitindo a troca de informações entre sistemas de computadores num formato comum, chamado XML, através de rotinas conhecidas como web services. “A tecnologia .NET nos permitiu criar uma única aplicação que pode ser utilizada em diferentes ambientes e dispositivos – Internet, PDA (iPAQ) e quiosque. Essa abordagem no desenvolvimento de aplicações permite uma redução significativa no tempo e no custo do desenvolvimento da solução”, afirma Carlos Alberto Teixeira, gerente de sistemas da Gol Transportes Aéreos.

Ao citar o PDA, Carlos Alberto remete a uma outra funcionalidade, que também começou a operar, o check-in expresso. Realizado por atendentes altamente capacitados, com auxílio de PDAs (Personal Digital Assistants – iPAQ) e impressoras portáteis, o check-in expresso será realizado para agilizar o embarque de passageiros sem bagagem. “Com os iPAQs conectados à uma rede sem fio no aeroporto, os atendentes literalmente vão tirar os passageiros da fila”, complementa Teixeira. A companhia já anunciou também a implantação de quiosques para soluções de auto-atendimento, que facilitarão a rotina dos passageiros para a compra de bilhetes e emissão do cartão de embarque.

“Na Gol, a tecnologia não está só alinhada com a estratégia de negócios da empresa; ela é parte fundamental dessa estratégia. Nós usamos tecnologia para inovar e para oferecer melhores serviços aos passageiros”, conclui Teixeira.