Atender aos desejos dos clientes deixou de ser um diferencial. A nova missão das empresas é surpreendê-los, e para isso é necessário cumprir com o dever da personalização. As empresas, independente do setor de atuação, devem aproveitar as oportunidades para oferecer aos consumidores serviços customizados. “A personalização está altamente ligada à satisfação e a fidelização do cliente”, afirma João Itaqui, gerente de vendas do Enterprise do Google.
Para ele, é fundamental entender que o cliente vem em primeiro lugar. “Essa visão torna natural o entendimento que é a empresa quem deve se moldar às necessidades do consumidor e não o contrário”, completa Itaqui. O Google desenvolve seus produtos e serviços com foco no usuário final, de forma que toda a capacidade de personalização está ao alcance do usuário final, segundo o gerente de vendas. “Nossos produtos precisam ser intuitivos e fáceis de usar, e, consequentemente, de serem personalizados para se adequarem às necessidades de seus usuários”, explica.
Um dos serviços personalizados que o Google oferece é o “Google Apps for Business”, que é uma plataforma para de mensageria e colaboração. “A empresa que utiliza esse serviço pode customizar desde componentes visuais, como cores e fontes, até configurações e permissões de uso por usuário, e qual equipamento ou endereço de IP será usado”, esclarece Itaqui.