Em sua quinta edição, o ranking Mais Valor Produzido (MVP), desenvolvido pela Dom Strategy Partners, inaugura um novo setor para análise: serviços digitais. Na liderança das empresas que mais geram e mantêm valor para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, além de si própria, estão o Google e a Apple, que se classificaram com uma árdua disputa, trazendo as notas de 9,01 e 9,00, respectivamente. Uber, Facebook e iFood vêm na sequência.
Como novidade do estudo, a Dom também passou a avaliar as empresas mais disruptivase, neste ano primeiro ano, quem leva a classificação no segmento é a 99 Táxis. “No caso da 99 Táxis, dois exemplos corroboram a conquista. A gorjeta digital, na qual o usuário pode bonificar o motorista de forma autônoma e a criação de um alerta sonoro para avisar os motoristas sobre acidentes e locais perigosos. Estas ações contestam os esforços da empresa além do tradicional buscar e deixar passageiros”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e coordenador geral do ranking MVP Brasil – Serviços Digitais.
Para constar no ranking a DOM Strategy Partners considera fatores como eficácia da estratégia corporativa, crescimento, valor de marca, relacionamento com clientes, governança corporativa, sustentabilidade, gestão de talentos, inovação e uso de tecnologias digitais. Quatro pontos se destacam no mapeamento do valor corporativo da empresa: resultados, reputação (credibilidade e imagem), competitividade e riscos.