O Grupo GPA, controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, adotou wi-fi em sua rede para inovar e propor melhorias na experiência de compra dos clientes e na operação diária das lojas. A tecnologia foi implantada em 51 dias em suas 776 lojas em todo o Brasil – considerando todos os formatos do Extra (Hiper, supermercados e Mini Extra) e Pão de Açúcar (supermercados e Minuto Pão de Açúcar).
Na operação das lojas, o wi-fi de 50 mega de velocidade possibilitou mais agilidade na troca de informações e gestão da unidade diariamente. Um exemplo disso é o GPR (sigla para Gestão de Processo e Rotina), sistema de gestão integrada da loja e presente no Extra e no Pão de Açúcar. A tecnologia, importada de Portugal, garantiu maior agilidade no processo de troca de etiquetas de preço. Além disso, permite reduzir as rupturas de gôndola, verificando os itens que fazem parte do sortimento da loja, mas, por alguma razão, não estavam abastecidos nas prateleiras. Atualmente, a ferramenta já está presente em 40% das lojas em todo o País e está em fase de implantação.
“Estamos sempre em busca de trazer inovações que permitam mais agilidade no dia-a-dia das nossas lojas e a chegada do Wi-Fi nas unidades nos fez, mais uma vez, sermos pioneiros no Brasil na implantação de ferramentas de ponta utilizadas mundialmente por varejistas. Só as redes Extra e Pão de Açúcar contam com o GPR no País implantada 100% em cloud, sistema que aumentou nossa produtividade e eficiência em 70%, sem mencionar no oferecimento de uma melhor experiência de compra para o cliente, já que diminuímos as ocorrências de divergência de preço e podemos acompanhar a dinâmica de preços e ofertas fechadas pelo departamento comercial em tempo real”, explica André Papa, Gerente de TI do Grupo GPA.
Para o consumidor os benefícios são visíveis na gôndola e também na palma da mão. Totalmente gratuito, a funcionalidade permite, em um primeiro momento, que ele possa atender necessidades básicas, como se comunicar ou pesquisar um preço. Porém, a rede wi-fi é também uma facilitadora para que os participantes do programa de fidelidade do Extra e do Pão de Açúcar façam uso de todas as funcionalidades disponibilizadas nos aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais. Além dele, o Caixa Express, que permite agendar o horário de atendimento no caixa do supermercado; a função Minha Lista, que cria lista de compras automáticas a partir dos hábitos de cada cliente, facilitando e organizando a ida ao supermercado; e o leitor de código de barras, que permite que o cliente tenha acesso a informações como valor nutricional e descrição do produto.
“Por meio de machine learning, entendemos o comportamento de nosso consumidor nas lojas quando ele se conecta em nossa rede Wi-Fi, permitindo criar futuramente dinâmicas de ofertas cada vez mais assertivas para cada um. Além disso, entendemos que o consumidor brasileiro está cada vez mais multicanal e utiliza todas as tecnologias ao seu alcance para obter o máximo de vantagem em suas compras”, conclui Papa.