Com o objetivo de explorar inovações e tendências do mercado de varejo e buscar novas ideias para o segmento, a Liga Ventures fechou parceria com o GPA, controlador das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Assaí. O grupo fará parte dos dois próximos ciclos de aceleração do programa que prospecta, seleciona e acelera startups com soluções para o varejo. Os segmentos das inovações que serão aceitos na aceleração são: comparadores de preço, experiência na loja, logística, lawtechs, gestão de loja e realidade aumentada, além de recomendações e avaliações. Novas tecnologias, IoT e Big Data também serão contempladas.
Para Rogério Tamassia, co-fundador da Liga Ventures, a participação do GPA fará com que o programa já comece com grandes expectativas. “A entrada de um parceiro como o GPA permite que o programa de aceleração Liga Retail fique ainda mais interessante para as startups de varejo”, comenta. Do outro lado, participar da aceleração permite que o GPA contribua para o desenvolvimento de inovações que devem revolucionar o mercado de varejo, além de buscar soluções que impulsionam o negócio da companhia. “Atuamos para promover o desenvolvimento contínuo de novas soluções e explorando tendências de mercado em experiência com o consumidor e eficiência operacional, além do estímulo à cultura da inovação, conectando as pessoas às novas tendências”, explica Illan Israel, Head de Inovação do GPA.
As inscrições para o programa de aceleração iniciaram-se no dia 17 de abril pelo site. Após o encerramento, serão selecionadas até quatro startups. Durante quatro meses, elas passarão por um programa de aceleração na sede da OasisLab, espaço de inovação especializado em varejo, que tem o apoio da Sociedade Brasileira de Varejo e Comércio. Os empreendedores poderão explorar oportunidades de negócios com as grandes empresas participantes, receber mentoria de executivos da Liga Ventures, além de acessar um amplo networking com parceiros e possíveis investidores.